O remo seco é um equipamento que simula a ação de remada (olímpica) na água. A ideia é utilizar o mesmo gesto motor para treinar o sistema cardiovascular e fortalecer, praticamente, todos os músculos do corpo.
Muitas pessoas não sabem, mas o remo é um dos esportes mais completos e mais benéficos do mundo. Seja indoor ou em ambiente aquático, essa modalidade é capaz de estimular o metabolismo, gerar emagrecimento e, até mesmo, o ganho de massa muscular.
Abaixo, falaremos mais sobre os benefícios do remo seco e como você pode começar a treinar com segurança. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!
O remo ajuda no fortalecimento muscular
Assim como na água, o equipamento gera uma resistência, que faz com que a musculatura tenha que trabalhar com afinco. Essa força contrária auxilia no fortalecimento muscular da região das costas, braços e pernas — que também são muito requisitadas no remo seco. Outro ponto positivo é que, além do fortalecimento, a atividade também garante resistência muscular localizada, uma vez que é preciso manter o ritmo por longos minutos para conseguir conquistar esse e os demais resultados que mencionaremos, em seguida.
Remar queima calorias em pouco tempo
Remar — incluindo a modalidade indoor — garante a queima de muitas calorias em um espaço de tempo relativamente curto. Um homem com cerca de 80 quilos, por exemplo, é capaz de queimar cerca de 380 calorias em apenas 30 minutos. Para que se tenha um comparativo, uma corrida de 30 minutos, tendo o mesmo peso corporal, normalmente, fica entre 300 e 340 calorias, a depender da velocidade.
A diferença começa a se tornar ainda mais discrepante, se o indivíduo remar por ainda mais tempo ou com mais intensidade. Além disso, o remo costuma ser mais confortável e não gera impactos nas articulações, que são outros dois benefícios que devem ser levados em consideração.
É possível melhorar a postura remando regularmente
Como a ênfase do exercício é na musculatura das costas, é possível perceber uma enorme melhora na postura. A lombar e o abdômen, principalmente, são fortalecidos com a prática regular do remo seco. Como todos nós sabemos, esses são dois grupamentos musculares essenciais para a saúde e o bem-estar.
Algumas dicas para praticar o remo seco com segurança
Para aproveitar o exercício, é imprescindível saber como executar o movimento de remada corretamente. Além de manter os pés presos no apoio, é necessário deixar a coluna neutra durante a remada e, principalmente, entender que parte da remada — especialmente os momentos iniciais — são iniciadas pelos membros inferiores.
A puxada deve seguir até a linha do tronco e encostar no esterno — osso na parte central do peitoral. Ao término, deve ser realizada a flexão das pernas até o retorno do cabo/puxador para posição inicial. O ideal é começar com séries mais curtas e lentas, com ênfase, especialmente, na qualidade desse movimento que, apesar de parecer simples, exige muita coordenação e consciência corporal.
Manter o abdômen contraído é importante para a proteção da coluna e principalmente da postura apropriada. O acompanhamento de um professor é indicado e altamente recomendável — em especial, nas primeiras sessões de treino. Aqui na Oxigênio Academia, é possível utilizar o remo seco em seus treinos, com professores qualificados e completamente comprometidos com seu resultado.
Gostou da ideia? Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos programas de treinamento — estamos ansiosos para ajudá-lo!