Como aumentar a resistência física? 3 dicas para você adotar!

treino full body
Treino full body: descubra o programa que trabalha o corpo todo!
23 de abril de 2021
remo seco
Remo seco: conheça seus benefícios e como começar a treinar!
10 de maio de 2021
Mostrar Todos

Como aumentar a resistência física? 3 dicas para você adotar!

resistência física

Aumentar a resistência física é fundamental para as pessoas que buscam ganhar performance no esporte. Essa é basicamente a capacidade de conseguir manter esforço por um determinado espaço de tempo, e como você pode imaginar, praticamente toda atividade física se enquadra nessa definição.

Todavia, é importante dizer que a resistência física — especialmente seu treinamento — é capaz de gerar enormes benefícios para a saúde, sendo um dos principais a diminuição do risco para o desenvolvimento de doenças crônicas (como diabetes e hipertensão). Mas também podemos citar a melhora do condicionamento cardiovascular e até mesmo alterações no humor e bem-estar.

Mais a frente, falaremos sobre 3 dicas que você pode adotar de forma prática que podem alterar completamente sua performance e qualidade de vida. Pronto para saber mais? Continue sua leitura até o final!

1. Mantenha uma rotina fixa de exercícios

O primeiro passo para conseguir aumentar a resistência é a constância nos treinamentos. É preciso frequentemente estimular a musculatura para que ela possa aumentar de tônus, volume e até mesmo sua capacidade.

Normalmente, quando estamos destreinados, nosso corpo apresenta um limiar de lactato muito baixo. Esse limiar nada mais é do que aquela típica queimação no músculo, que é responsável, entre outras funções, por garantir as necessidades energéticas para o desenvolvimento da atividade em questão.

Quando nos exercitamos regularmente, esse limiar é modificado, fazendo com que a musculatura se torne capaz de resistir a maiores forças por uma quantidade de tempo mais longa.

2. Combine treino de cardio com força

A resistência normalmente é o conjunto de um sistema cardiovascular adaptado e de força física. Por isso, é extremamente importante treinar esses dois sistemas que garantem melhor performance em qualquer situação.

A princípio, o sistema cardiovascular é responsável pelas atividades de maior duração (de natureza aeróbica), como a corrida, caminhada, remada, natação e assim por diante — é possível sustentar esses exercícios por longos minutos ou até mesmo horas.

Já a força, essa é resultado do aprimoramento das atividades de menor duração (de natureza anaeróbica), normalmente explosivas e que duram pouco tempo. É o caso do levantamento de peso, de uma forma geral, especialmente o levantamento de peso olímpico e o treino específico de força, com baixas repetições e cargas elevadas.

De uma forma simplificada, ambas coexistem e precisam ser favorecidas em cada período do seu treinamento. É tão importante ter força quanto ser capaz de percorrer longas distâncias — ambas são importantes para sua saúde, bem-estar e performance esportiva.

3. Descanse sua musculatura 

Por fim, é extremamente importante saber quando descansar sua musculatura. Durante o repouso, nosso corpo age reparando todos os nossos tecidos e garantindo a adaptação fisiológica necessária para os próximos estímulos.

Sem descanso, o indivíduo fica sujeito ao que se conhece por overtraining, que nada mais é que o excesso de treinamento. Ele causa uma espécie de sobrecarga no organismo que não consegue reparar os danos e microlesões causadas pelas atividades físicas (especialmente as de natureza anaeróbica), gerando sintomas como cansaço, apatia, dores articulares, entre outros problemas.

Portanto, entenda que descansar é tão importante quanto treinar duro, especialmente se você busca resultados e equilíbrio na sua vida.

Também não podemos deixar de mencionar que combinar exercícios diferentes e ter acompanhamento profissional é de vital importância para manutenção da sua saúde, segurança e conquista dos seus objetivos, sejam eles estéticos ou não.

Buscar por academias com mais de uma atividade e com uma equipe séria, com profissionais qualificados é uma das melhores formas de permanecer ativo e com mais qualidade de vida. Por isso, não deixe de pesquisar e tirar todas suas dúvidas antes de se matricular. Dessa forma, é possível conquistar muito mais do que aumentar a resistência física — você também ganha saúde e disposição.

Gostou do post sobre como aumentar a resistência física? Entre em contato conosco, temos uma equipe preparada e pronta para te atender!

SAÚDE SEMPREPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *