Ter um sono equilibrado é um fator que contribui significativamente para a manutenção da saúde. Quando você não dorme e descansa bem, os processos metabólicos essenciais do seu organismo são alterados e afetam o equilíbrio do corpo.
Inclusive, o hormônio responsável pelo desenvolvimento e crescimento é liberado apenas pelo sono na infância. Por isso, os bebês e as crianças dormem por um período maior, enquanto os adultos e idosos tendem a diminuir as horas de sono ao longo do tempo.
Acompanhe a seguir e entenda a relação entre sono e saúde e quais são os maiores benefícios dessa relação. Confira!
Qual a importância da qualidade do sono para a saúde do corpo?
O sono é um elemento vital para o bom funcionamento de todo o organismo humano. É nesse momento que o corpo se restabelece e passa por processos necessários para a harmonia e o equilíbrio dos órgãos.
Ao dormir, nossas células trabalham em função da reparação do organismo, por isso, quando interrompemos ou não fornecemos esse tempo a nós mesmos, começamos a ter problemas de concentração e falta de disposição, por exemplo.
Além disso, o sono também influencia no emagrecimento corporal, uma vez que é nesse momento que ocorre a liberação de hormônios que regulam o metabolismo. Um metabolismo bem regulado contribui para a perda de calorias e também para a perda do acúmulo de gordura.
Dessa forma, o sono oferece uma série de funções para o corpo, sendo fundamental para manter o organismo funcionando adequadamente. O resultado disso é que a pessoa mantém a saúde psíquica, emocional e metabólica em dia, tendo mais disposição e energia para realizar suas atividades diárias.
Quais são os benefícios do sono para a saúde?
Para muito além de simplesmente descansar, o sono realiza um trabalho reparador, mantendo o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de inúmeras outras funções. São diversos os benefícios que uma boa noite de sono oferece. Veja, a seguir, quais são os principais!
Auxilia no emagrecimento corporal
Quem deseja combater a obesidade deve manter o sono em dia para que o corpo consiga produzir a leptina, o hormônio responsável pela sensação de saciedade. O sono ainda diminui a produção de grelina, um hormônio que auxilia a digestão e permite que a pessoa coma menos e sinta menos fome.
Favorece o bom desempenho nos exercícios
Sem dúvidas, para ter disposição e energia para realizar qualquer tipo de atividade, é fundamental priorizar a qualidade do sono na rotina. Sem isso, o corpo não descansa o suficiente para ser reparado, o que pode prejudicar o desempenho em exercícios físicos e em outras práticas que demandam esforço do corpo.
Auxilia a reposição de energias
Quando alteramos o ciclo de sono em mais de duas horas, o comum é sentir cansaço e indisposição rapidamente. Isso ocorre pois, no sono, produzimos o hormônio de crescimento que fortalece os músculos e os ossos e consequentemente é responsável por repor energia no organismo.
Para aproveitar ao máximo essa integração do sono e saúde, lembre-se de manter uma rotina que priorize a qualidade do seu sono. Isso será fundamental para atingir mais bem-estar e, com isso, ter uma vida mais saudável e equilibrada.
Gostou do conteúdo? Aproveite e assine a newsletter para ficar por dentro de todas as novidades da Oxigênio Academia!