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Confira 7 dicas para acelerar a queima de gordura no seu corpo

queima de gordura

A gordura é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Entre suas importantes funções estão o fornecimento de energia, a regulação da temperatura corporal, a proteção dos órgãos e o transporte de diversas substâncias. Apesar de ser essencial, quando ela está presente em excesso no corpo, pode levar a diversos problemas. Por esse motivo, o controle e a queima de gordura é um dos objetivos mais desejados por todos.

Quando uma pessoa se alimenta, o corpo armazena a gordura para poder utilizar em forma de energia. Para queimar essa gordura é necessário estar em déficit calórico, ou seja, consumir menos calorias e gastar mais energia. A partir desse processo, o corpo começa a utilizar e eliminar essa gordura, principalmente pelo suor, urina e respiração.

Se você está buscando aumentar a queima de gordura, saiba que existem algumas ações que podem ser colocadas em prática para acelerar esse processo de uma forma saudável. Ficou curioso? Então confira 7 dicas para acelerar a queima de gordura no seu corpo!

1. Pratique exercícios físicos

Uma das ações necessárias para queimar gordura é gastar energia. Portanto, a prática de exercícios físicos é fundamental para que esse processo dê certo. O organismo utiliza energia para realizar qualquer tipo de tarefa. Entretanto, quanto mais longa ou mais intensa for essa atividade, maior será o gasto energético.

A dica número um, então, para queimar gordura é: saia do sedentarismo e inicie a prática de exercícios físicos agora mesmo! Escolha uma academia que ofereça diversas modalidades como aulas coletivas, treinamento funcional, musculação, lutas, etc. Assim, aumentam as chances de você encontrar algo que goste.

2. Seja regular nos seus treinamentos

Além de começar a praticar exercícios físicos, é necessário que essa nova ação se torne um hábito. Ou seja, para queimar gordura não basta apenas se exercitar de vez em quando. É preciso que o treino seja feito com frequência.

A falta de regularidade pode levar a um efeito sanfona, principalmente se estiver ligada a uma interrupção da dieta. Esse efeito faz com que a pessoa recupere rapidamente o peso e a gordura que perdeu. Assim, uma das dicas principais para manter a queima de gordura corporal e continuar saudável é ter uma constância no treinamento.

3. Mantenha uma alimentação balanceada

Para queimar gordura você precisa ingerir menos calorias do que gasta, lembra? Por isso, a alimentação é um fator essencial nesse processo. Embora o exercício seja indispensável, sozinho ele provavelmente demorará muito para trazer os resultados desejados e, dependendo como for a alimentação da pessoa, poderá nunca trazer.

Sendo assim, a nossa terceira dica é ter uma alimentação balanceada. Isso não quer dizer que você deva viver de dieta para sempre. Ter uma alimentação balanceada significa ingerir alimentos variados, completar um prato com legumes, verduras, proteínas, carboidratos. Enfim, oferecer ao corpo tudo aquilo que ele realmente necessita para estar em equilíbrio.

4. Evite produtos ultraprocessados

Outra dica importante para potencializar a queima de gordura corporal é evitar consumir produtos industrializados e, principalmente, ultraprocessados. Esses alimentos contêm um número alto de aditivos, que são substâncias que não tem a finalidade nutricional, mas sim alterar sabores, cores e texturas para tornar o produto mais atrativo e duradouro.

Além disso, os ultraprocessados também costumam ter uma quantidade elevada de gorduras, principalmente a saturada que é de difícil eliminação. Isso dificulta o processo de queima e pode comprometer esse objetivo.

Confira a seguir alguns alimentos ultraprocessados, que contêm gordura em excesso e que precisam ser evitados:

  • sorvete;
  • biscoito;
  • balas;
  • refrigerante;
  • molho pronto.
  • tempero instantâneo;
  • embutidos;
  • sucos de caixinha;
  • requeijão.

5. Consuma alimentos ricos em proteínas

As proteínas, por sua vez, são nutrientes importantes para quem está buscando a queima de gordura. A substância está ligada ao crescimento muscular, que por consequência é responsável por um maior consumo de energia, eliminando gordura.

Se você não sabe quais são os alimentos ricos em proteína, calma que já vamos indicar alguns! Anote o que deve estar presente no seu cardápio:

  • frango;
  • carnes em geral;
  • queijos;
  • ovo;
  • leite;
  • iogurte natural;
  • peixes;
  • grão-de-bico;
  • amendoim;
  • feijão.

6. Mantenha-se hidratado

Outro fator importante para a queima de gordura e que muitas vezes pode passar despercebido é a necessidade de manter o corpo hidratado. Nosso organismo é composto em sua maior parte por água, e essa substância realiza diversas funções importantes, como a regulação do metabolismo.

Quando uma pessoa não ingere uma quantidade suficiente de água, o metabolismo desacelera, fazendo com que todo o processo de perda de gordura corporal também seja reduzido. Além disso, quem se exercita com frequência também perde muito líquido por meio do suor. A água, apesar de ser importante, não é produzida pelo nosso corpo, sendo necessário repô-la ingerindo o líquido.

7. Tenha boas noites de sono

Por fim, a nossa última dica para que você potencialize o processo de queima de gordura corporal é investir em boas noites de sono. O descanso é fundamental para organizar o corpo, fornecer ao organismo o que ele precisa, recuperar a musculatura e retomar a disposição para o próximo dia.

Pessoas que descansam pouco tendem a ficar mais fadigadas, e por consequência treinam menos do que poderiam. Além disso, o risco de lesão para quem se exercita sem estar descansado é elevado. Apesar de a lesão não estar diretamente ligada a queima ou não de gordura, ela impede a prática de exercícios físicos e isso sim pode ser muito prejudicial para quem busca eliminar gordura.

As ações que levam a queima de gordura corporal são as mesmas que mantêm doenças crônicas como diabetes, obesidade e hipertensão arterial afastadas. Assim, todo esse processo tende a resultar em um aumento do bem-estar e uma melhora da qualidade de vida. Para que você tenha melhores resultados e consiga eliminar as gordurinhas extras, alcançando o corpo desejado, o ideal é contar com o acompanhamento de um profissional especializado!

E então, gostou do nosso post sobre queima de gordura corporal? Agora que você já conhece algumas dicas que podem acelerar esse processo que tal colocá-las em prática? Para dar mais um empurrãozinho preparamos outro post especial para você com diversas dicas sobre como acelerar o metabolismo!

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