Tênis para academia: veja 7 dicas para acertar na escolha

alimentação pré treino
Alimentação pré-treino: conheça alimentos que irão te dar um gás!
17 de maio de 2021
definir o corpo
Definição muscular: tudo o que você precisa saber para definir o corpo!
3 de junho de 2021
Mostrar Todos

Tênis para academia: veja 7 dicas para acertar na escolha

tênis para academia

Realizar exercícios físicos é uma excelente maneira de fugir do sedentarismo e investir em uma vida recheada de saúde e bem-estar. Assim, optar por bons hábitos, como caminhadas, corridas, musculação ou qualquer outra atividade esportiva é sinônimo de fugir de várias doenças, como diabetes e hipertensão — além de evitar o sobrepeso corporal.

Mas, para iniciar alguma dessas práticas, você sabia que não basta utilizar um tênis qualquer? Afinal, para cada tipo de atividade ou modalidade esportiva existe um tênis ideal. O calçado que um corredor usa, por exemplo, é diferente daquele de uma jogadora de vôlei, que por sua vez é diferente do tênis de quem pratica atividades na academia, por exemplo.

E se esse último é o seu caso, acompanhe a leitura e obtenha informações valiosas sobre como acertar na escolha do tênis para academia!

Por que é importante fazer uma boa escolha do tênis para academia?

A escolha do tênis perfeito para utilizar nas atividades físicas praticadas na academia é fundamental, principalmente, para se ter um bom desempenho. Além disso, não é só a boa performance que importa, nessas horas.

A segurança e o bem-estar de quem usa o tênis precisam ser preservadas. Afinal, uma pessoa que corre na esteira com um tênis que não seja apropriado para corrida pode ter sérios problemas, como contusões e complicações nas articulações.

Porém, diante da grande variedade de modelos encontrados nas lojas, sabemos que fica difícil definir qual é a melhor opção a se escolher, fazendo dessa escolha um verdadeiro desafio. Por isso, este texto está repleto de dicas para você saber escolher um tênis que atenda às suas necessidades, para quando for à academia. Confira!

7 dicas de como escolher tênis para academia e cuidados com o item

1. Entenda os seus pés

A primeira dica é que você entenda e conheça os seus pés. Mas, ter esse conhecimento vai muito além de saber quanto você calça. Existem diversas características que você precisa observar e considerar, que, certamente, terão seu peso no momento de escolha de um tênis. Os pés humanos possuem uma estrutura para lá de complexa, por isso, vale a pena dar toda a atenção a eles.

Um exemplo é o seu tipo de pisada — pronada e supinada. Muita gente não sabe, mas existem tênis indicados para cada um desses dois tipos de curvatura inferior dos seus pés. Portanto, utilizar um tênis que não condiz com essa característica pode gerar incômodos, como dores e, até mesmo, atrapalhar a prática dos exercícios físicos.

2. Evite adquirir tênis impróprios para atividades físicas

Na empolgação de começar logo uma atividade física, você pode cair no erro de calçar o primeiro tênis que encontrar pelo caminho e ir para o seu treino. Fato é que você pode pegar um tênis velho ou inadequado para esportes, que não oferece todo o suporte necessário para a prática. Observe questões como material, ventilação, amortecimento, etc.

3. Não use tênis de outras modalidades

Como vimos, não é indicado utilizar tênis velhos ou impróprios para esportes em seus treinos. Mas, vamos supor que você é um grande fã de basquete e quer comprar um tênis dessa modalidade para fazer academia.

Foi lá na loja, adquiriu um tênis novinho de basquete e viu que, na caixa, está escrito “tênis esportivo”. Apesar de parecer que a escolha foi acertada, saiba que não optou por um tênis para academia. Dessa forma, não terá cesta de três pontos que resolverá o seu problema! Você pode ter comprado um excelente tênis, só que para fazer a coisa errada.

4. Tenha cuidado com o seu tênis

Imagine que você comprou um tênis perfeito para os seus treinos na academia! Ele tem um design superatrativo e é dotado de todos os atributos para uma prática esportiva de alta qualidade e performance, durante o seu treino. Como é bonito, você decide usá-lo para sair.

Tudo bem fazer isso? Infelizmente não, pois essa ação poderá diminuir a vida útil do seu tênis, fazendo com que ele tenha menos resistência. Afinal, um tênis bom para fazer academia não é “pau para toda obra” e você precisa cuidar dele, já que, geralmente, trata-se de um investimento um pouco mais alto.

5. Faça a troca periódica por um tênis novo

Mesmo que você utilize seu tênis única e exclusivamente para os seus treinos, é importante lembrar que, uma hora, ele vai se desgastar — mesmo que continue cabendo perfeitamente no seu pé. Aliás, todo tênis, não importa qual seja a modalidade esportiva que você pratica, tem prazo de validade.

E isso é notório, uma hora você percebe que o tênis já não entrega o conforto que entregava antes. Além disso, um tênis muito gasto pode perder suas propriedades mais importantes, podendo vir a causar lesões à estrutura física dos seus pés e, até mesmo, das suas pernas e coluna vertebral, por exemplo.

6. Escolha um modelo do seu agrado

Se você gosta de um tênis mais chamativo, pode escolher um que seja mais colorido, que tenha cores vivas em seu design. Já para uma pegada mais clean, opte por um tênis com menos detalhes e cores mais sóbrias. Resumindo, o design que mais agrada você.

Só não se esqueça da famosa premissa, de que não é só a capa que faz o livro ser bom. Por isso, você precisa levar essas outras características que citamos em consideração, para se nortear. Sendo assim, verifique se o tênis é leve, fácil de colocar nos pés, se possui cadarços resistentes e se oferece condições ortopédicas adequadas.

7. Leve o custo-benefício em conta

Já ouviu aquela expressão que diz que o barato pode sair caro? Pois é, você não pode usar o menor preço como único fator, na hora de escolher o seu tênis para academia. Portanto, faça também uma análise detalhada sobre cada propriedade que o tênis analisado pode oferecer. Assim, o preço deverá ser apenas um dos pré-requisitos, e não o único.

Pronto, agora é hora de usar o seu tênis para academia e aproveitar as maravilhas que essa atividade pode proporcionar para seu corpo e mente. Seja com a musculação ou exercícios aeróbicos, saiba que o seu eu do futuro estará te agradecendo por escolher uma vida mais saudável, desde já — longe do sedentarismo e da inércia, que só trazem prejuízos para o seu organismo.

E, para completar ainda mais o seu conhecimento sobre o assunto, temos uma dica bônus: ter o tênis ideal para suas atividades é ótimo, mas, será melhor ainda se você combinar isso a uma rotina de alimentação saudável. Afinal, o tênis para academia pode ser uma ferramenta imprescindível, mas sua performance também dependerá de um conjunto de coisas, que vão além de um bom tênis.

Agora, você estará mais preparado para saber avaliar as opções de tênis para academia, além de ter recebido também sugestões de como preservar o seu tênis. Assim, você poderá aproveitar, ao máximo, esse item que faz total diferença na hora de praticar as suas atividades físicas.

E aí, gostou das nossas dicas? Então, aproveite para seguir a gente no Instagram!

SAÚDE SEMPREPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *