Gordura e massa muscular: entenda as diferenças e o balanço saudável

overtraining
6 dicas para evitar o overtraining (exercícios em excesso)
5 de junho de 2019
atividade fisica em sao paulo
5 alternativas para fazer mais atividade física em São Paulo
14 de julho de 2019
Mostrar Todos

Gordura e massa muscular: entenda as diferenças e o balanço saudável

gordura e massa muscular

Você sabia que gordura e massa muscular têm funções importantes no seu organismo? Ao contrário do que muitos pensam, os lipídios não são vilões, criados apenas para fazer com que você se sinta acima do peso.

A verdade é que o corpo humano é extremamente inteligente. Toda a sua composição é justificada e tem uma finalidade específica. Por isso, é fundamental ter conhecimento da quantidade adequada de cada componente, a fim de ingerir o necessário.

Neste post, reunimos as principais funções desses componentes no organismo. Ficou curioso e quer ler mais sobre o assunto? Então confira, a seguir, as principais diferenças entre gordura e massa muscular!

Funções da gordura

A adiposidade tem a sua importância em um corpo. Ou seja, um organismo saudável não é aquele com 0% de gordura. Os lipídios são importantes fontes de energia, isolantes térmicos e físicos, além de auxiliarem na formação de estruturas celulares que sintetizam os hormônios, transportam vitaminas lipossolúveis, entre outras funções.

Dito isso, fica fácil entender o porquê de eles não serem vilões, pois, na verdade, o verdadeiro inimigo é o excesso! Existe, inclusive, uma tabela de classificação que informa a respeito dos valores saudáveis do percentual de gordura do corpo.

O curioso é que uma pessoa com esse percentual excessivamente baixo pode sofrer com cansaço constante, baixa libido, dificuldade de concentração, entre outros sintomas causados pela desregulação do seu eixo hormonal. Nas mulheres, pode acontecer também a parada da ovulação e a amenorreia (falta de menstruação), além de vários outros efeitos negativos.

Funções da massa muscular

Agora é a hora de falar da tão famosa massa magra. Apesar de ser reconhecida apenas como um aparato da estética, a musculatura também tem extrema importância para o corpo. Ela auxilia na correção de desvios posturais, melhora a disposição, ajuda a emagrecer e aumenta a autoestima.

Além disso, quando a quantidade de músculos no corpo aumenta, cresce também a taxa metabólica basal, que é a quantidade de energia que gastamos em repouso. Sendo assim, fica nítido que gordura e massa muscular são componentes importantes. Ter consciência disso significa saber valorizar ambos e entender que é possível ter problemas se algum deles estiver em baixo índice.

Equilíbrio ideal entre gordura e massa muscular

Tudo o que foi dito sobre gordura e massa muscular significa que será muito mais fácil se manter saudável a partir do momento em que você alcança uma composição corporal equilibrada. Mas como conseguir esse ideal de desenvolvimento? Bem, a receita é simples: rotina de exercícios e, principalmente, boa alimentação.

Ingestão correta de proteínas

Por falar nisso, ingerir proteínas suficientes é um fator importante nesse momento, porém, uma quantidade acima do indicado pode acabar prejudicando a sua saúde. O consumo excessivo de proteínas pode acarretar problemas hepáticos, aumento da gordura corporal, inchaço e sobrecarga nos rins.

Ou seja, para se conseguir um bom resultado, o recomendado é ingerir de 1,2 a 1,8 gramas por quilo de peso. Outro fator é se certificar de dividir essa quantidade ao longo do dia, pois o corpo humano tem sua síntese proteica estimulada ao máximo na ingestão de 20 a 25 gramas de proteína de uma vez, em uma refeição, por exemplo.

Isso quer dizer que consumir 40 gramas esperando ter um maior ganho de massa magra não é eficiente, afinal, o organismo descartará a quantidade excedente e metabolizará o restante dos nutrientes. Sem contar que uma ingestão acima do necessário pode levar a um aumento de gordura.

Como você pode ver, o corpo é uma máquina complexa que necessita de cuidados específicos. Estar sempre atualizado quanto às informações relevantes sobre o assunto vai ajudá-lo a alcançar seus objetivos com mais facilidade.

Outro ponto fundamental é estar sempre monitorando a sua composição corporal com um profissional qualificado. Assim será possível saber como você está, bem como traçar uma meta com mais assertividade para os próximos passos. E lembre-se: gordura e massa muscular precisam sempre estar em equilíbrio!

Gostou deste post? Então divulgue aos seus amigos compartilhando nas suas redes sociais. Afinal de contas, quem não quer levar boas informações para aqueles que estão a sua volta?

treinar na academia ou treinar em casaPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>