Gordura saturada, insaturada e trans: entenda as diferenças

álcool e academia
Álcool e academia: conheça os principais efeitos
28 de outubro de 2019
yoga para iniciantes
Quais os principais benefícios da aula de yoga para iniciantes?
12 de novembro de 2019
Mostrar Todos

Gordura saturada, insaturada e trans: entenda as diferenças

gordura saturada

Você sabe a diferença entre gordura saturada, insaturada e trans? Cada uma delas é encontrada em alguns alimentos e tem um efeito diferente em nossos corpos. Por isso, é importante entender que nem todas são iguais.

Muitas pessoas pensam que alimentos gordurosos são apenas chocolates, frituras e salgados, no entanto, existem outros também. Apenas o tipo de gordura que é diferente, mas isso não significa que você deve parar de consumir todos eles. Somente os que não são bons para a saúde.

Neste texto, vamos apresentar a diferença entre gordura saturada, insaturada e trans, para você perceber que nem todas elas são iguais. Confira!

Gordura saturada

É comum as pessoas associarem a gordura a algo ruim para a saúde. No entanto, esse pensamento é equivocado. Isso porque existe mais de um tipo de gordura e nem todos fazem mal ao nosso corpo. Cada uma delas é encontrada em alimentos diferentes.

A gordura saturada é encontrada em produtos de origem animal. Quando está em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido. No entanto, existem alguns (poucos) alimentos de origem vegetal que também têm gordura saturada. Ela é caracterizada por ser mais estável e menos oxidável.

Onde ela é encontrada

A gordura saturada é encontrada em diversos alimentos, principalmente os de origem animal, como:

  • carnes vermelhas e brancas;
  • leite e derivados;
  • azeite de dendê;
  • gordura do coco;
  • palmito.

Quais são os efeitos da gordura saturada no corpo

Essa gordura é conhecida por fazer mal ao nosso corpo, porque ela é responsável por aumentar o colesterol ruim (LDL). Isso aumenta o risco de a pessoa desenvolver problemas no coração. Por isso, além de evitar alguns alimentos, lembre-se sempre de fazer exames e avaliações físicas.

Apesar de não ser boa para a nossa saúde, não é preciso cortá-la totalmente da alimentação (a não ser que o seu médico tenha recomendado). A sugestão de consumo diário é de, no máximo, 20 gramas. Ao ter atenção a esse número, você evitará alguns problemas.

Gordura insaturada

Diferentemente da saturada, ela é de origem vegetal e é líquida em temperatura ambiente. É conhecida por trazer alguns benefícios ao nosso corpo, no entanto, isso não significa que podemos ingeri-la sem nenhum limite.

Ela pode ser classificada em monoinsaturada e poli-insaturada. O primeiro grupo é um ácido graxo com uma ligação dupla de carbono. Já no segundo, se trata de um ácido graxo com duas ou mais ligações duplas.

Onde ela é encontrada

Por se tratar de uma gordura de origem vegetal, ela é encontrada em alimentos, como:

  • azeite de oliva;
  • óleo de canola e de milho;
  • amêndoa;
  • castanha-do-Pará;
  • abacate;
  • semente de linhaça.

Apesar da origem animal, o salmão e a truta também têm gordura insaturada.

Qual é a importância dela para o organismo

A gordura insaturada não faz tão mal ao corpo, como a saturada. No entanto, é importante não consumir mais que a recomendação diária dela, que é de 44 gramas. Ela é responsável por diminuir o colesterol ruim, o triglicérides e a pressão arterial no organismo. Ao passar do valor recomendado, ela pode causar doenças coronarianas, que é o entupimento de vasos sanguíneos, impedindo a passagem do sangue.

Gordura trans

A gordura trans é formada por um processo químico, conhecido como hidrogenação, em que óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans, que é sólido.

Quais são os alimentos que contêm essa gordura

A gordura trans é feita por processos químicos, portanto, ela é encontrada em alimentos industrializados. Alguns exemplos são:

  • margarina;
  • biscoitos;
  • sorvetes;
  • salgadinhos de pacote.

Quais são seus efeitos no corpo

Pela lista de alimentos que encontramos a gordura trans, já é possível imaginar que ela não faz muito bem ao nosso corpo, não é mesmo? Ela pode trazer alguns danos, como o aumento da taxa do colesterol ruim ao mesmo tempo que diminui a taxa do colesterol bom.

O consumo máximo diário recomendado desse tipo de gordura é de 2 gramas. Por isso, é muito importante manter uma dieta rica em comidas “de verdade”, ou seja, aquelas que não são muito processadas.

Gordura saturada, insaturada e trans

A gordura está presente nas células do corpo e é classificada como um macronutriente, como as proteínas e carboidratos. Por isso, ela é fundamental para o funcionamento do organismo.

As gorduras saturada, insaturada e trans são comuns de se encontrarem em alimentos que consumimos no dia a dia, apesar de precisarmos prestar atenção àqueles que possuem trans e saturada.

Cada uma delas traz um efeito diferente ao organismo e a insaturada é a única que tem benefícios para a nossa saúde. No entanto, você não precisa cortar totalmente os alimentos que contenham as outras duas opções, basta saber balancear.

Padrão de vida equilibrado

Não adianta viver se preocupando com gorduras o tempo todo e se privando do que gosta. O mais importante é levar uma vida saudável, praticando atividades físicas, mantendo uma boa alimentação e vivendo momentos de prazer.

Você não precisa deixar de sair com os amigos porque comerá algum alimento que contenha gordura trans, por exemplo (a não ser que seja uma recomendação médica).

Como vimos, alguns alimentos podem ser prejudiciais à saúde, porém, se você não consumir muito e fazer atividades que tragam benefícios ao funcionamento do seu corpo, provavelmente não desenvolverá nenhuma doença relacionada ao colesterol.

É muito importante cuidarmos também da nossa qualidade de vida. Se algum dia você consumir um pouco a mais de gordura do que o recomendado, compense em outros. Afinal, se privar muito pode fazer mal para a saúde mental.

Entender bem a diferença de gordura saturada, insaturada e trans ajuda você a manter uma alimentação mais balanceada e aprender a selecionar os melhores alimentos para o seu corpo. Muitas pessoas que escutam que o salmão, por exemplo, é um alimento gorduroso, optam por parar de comê-lo para perder peso gordo. No entanto, não entendem que ele traz benefícios à saúde.

Agora que você já sabe mais sobre as principais características da gordura saturada, insaturada e trans, compartilhe o nosso post em suas redes sociais para que mais pessoas aprendam sobre isso também!

treinar na academia ou treinar em casaPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *