Conheça 6 benefícios da dança para o corpo e a mente

escolher uma academia
Afinal, como escolher uma academia? Veja 7 fatores a considerar!
20 de julho de 2020
Exercícios cardiovasculares: 5 benefícios e cuidados na hora de treinar
25 de agosto de 2020
Mostrar Todos

Conheça 6 benefícios da dança para o corpo e a mente

benefícios da dança

A dança é uma prática física que favorece o equilíbrio, tanto do organismo quanto da mente. Não é segredo para ninguém que movimentar o corpo por meio de um ritmo musical pode ser fundamental para a manutenção da saúde e, também, para se prevenir contra doenças.

Por estar associada ao prazer, a dança permite que o corpo produza endorfina, dopamina e serotonina — os principais hormônios responsáveis pelo bem-estar. No entanto, a dança não se limita apenas a um exercício: ela também é uma ótima ferramenta para desenvolver a interação e a expressão.

Ficou curioso? Então, acompanhe a seguir e veja quais são os benefícios da dança para o corpo e a mente que separamos para você. Confira!

Afinal, quais são os maiores benefícios da dança para a saúde?

Para além de ser considerada apenas uma diversão, a dança também é excelente para a saúde física e mental. A prática é única, uma vez que trabalha as emoções, as habilidades cognitivas e físicas e as interações sociais — aspectos fundamentais da vida diária das pessoas.

Por exigir que você use muitas partes diferentes do corpo, desde a cabeça até os pés, a dança melhora a concentração, a coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade. Ou seja, a prática é, de fato, um treino completo para o organismo e a mente. 

A saúde mental, da mesma forma, é bastante beneficiada, pois a dança tem um efeito positivo no bem-estar, no humor, na qualidade de vida e na postura, permitindo a prevenção de doenças, como a depressão e a ansiedade. 

Sem dúvidas, são inúmeras as vantagens de inserir a prática no seu dia a dia, e o melhor é que você pode começar os treinos a qualquer momento e de qualquer local.

Como a dança impacta o corpo e a mente?

Os benefícios da dança são tantos que ela é considerada, até mesmo, uma terapia. O que muita gente não sabe é que a atividade pode complementar outras práticas físicas, uma vez que a movimentação ativa trabalha e estimula diversas regiões do corpo ao mesmo tempo. 

Com a constância dos exercícios, rapidamente a pessoa consegue sentir os efeitos positivos na saúde. O mais bacana é que existem diferentes estilos de dança, como a salsa, tango, jazz, ballet, dança contemporânea, merengue, entre outros. Basta escolher por uma opção de sua preferência e começar a treinar!

A seguir, confira quais são os 6 maiores benefícios da dança para o corpo e a mente.

1. Melhora o condicionamento físico

Por meio da dança, o praticante trabalha o fortalecimento muscular, aumenta a flexibilidade e melhora tanto o condicionamento físico quanto o aeróbico. Por conta disso, a atividade é extremamente recomendada para quem deseja queimar calorias e corrigir problemas de postura.

No entanto, é preciso treinar diariamente para que os impactos benéficos sejam percebidos a longo prazo no organismo. Lembre-se de que é fundamental manter uma alimentação equilibrada para ter energia para os exercícios. Dessa maneira, você sentirá rapidamente os excelentes efeitos da prática na sua rotina.

2. Reduz o estresse

Como já citamos, a dança é, muitas vezes, considerada uma ótima terapia, pois permite que o praticante expresse suas emoções por meio dos movimentos. Ao liberar as tensões e os bloqueios físicos, a pessoa reduz o estresse e a ansiedade significativamente, promovendo bem-estar geral. 

Isso permite, inclusive, que o indivíduo se sinta mais feliz, gerando, consequentemente, mais tranquilidade e alegria. Além de tudo, a dança é uma ótima forma para fazer novas amizades e melhorar a interação de forma descontraída e espontânea.

3. Auxilia no emagrecimento corporal

Com o aumento da eficiência do sistema cardiorrespiratório e cardiovascular, a tonificação muscular e a melhora da postura corporal, a dança auxilia diretamente no emagrecimento. Isso porque a dança é considerada um exercício aeróbico, que ajuda o organismo a queimar calorias e gerar energia.

Praticamente em todos os estilos de dança é possível trabalhar os membros inferiores, como pernas, coxas, glúteos, além dos braços e abdômen. A prática ainda é extremamente eficaz para combater a flacidez e manter a pele sempre jovem e saudável.

4. Melhora o humor e a autoestima 

A dança também é uma alternativa para se exercitar com descontração, sem cair na repetitividade de outros tipos de atividades físicas. Por liberar endorfina e outros hormônios responsáveis pelo bem-estar, ela tem o poder de melhorar o humor e elevar a autoestima do praticante.

Assim, fica difícil discordar de que a dança realmente é uma das práticas mais prazerosas que existem, não é mesmo? Não é a toa que ela está intimamente ligada aos momentos de celebração, alegria e, também, à qualidade de vida.

5. Fortalece a memória

Para além dos efeitos físicos positivos que a dança causa, ela ainda é essencial para manter a saúde mental e as habilidades cognitivas equilibradas e em pleno funcionamento. Isso garante mais longevidade e fortalece a memória do praticante, pois a mente fica mais ativa quando percebe que o corpo está realizando alguma atividade prazerosa.

Seguindo o tempo da música, o ritmo e a sincronia, a pessoa desenvolve o físico e o mental, gerando harmonia entre ambos. Por conta disso, a dança é indicada para todas as idades, desde os mais novos e jovens até os mais velhos.

6. Estimula a socialização

Principalmente nas aulas em grupo, os praticantes têm a chance de se conhecer mais de perto e construir relações de amizade. O toque, que alguns estilos musicais exigem para o desenvolvimento dos movimentos, faz com que as pessoas se aproximem, estimulando a socialização.

Com isso, a dança permite que o indivíduo se divirta, exercite e faça novos amigos, integrando a saúde mental com a saúde física. Por isso, a prática é ideal para quem é tímido, mas quer aproveitar a oportunidade para conhecer novas pessoas.

Como você percebeu, os benefícios da dança são amplos e o melhor é que não existe restrição de idade ou público. Se você deseja iniciar os treinos para ficar em forma e melhorar seu bem-estar no dia a dia, aproveite e conheça as modalidades de dança que a Oxigênio Academia oferece!

Vai perder essa chance? Aproveite a visita e entre em contato agora mesmo com a equipe da Oxigênio Academia!

treinar na academia ou treinar em casaPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *