Conheça as características e benefícios de uma aula de Bike Indoor

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Conheça as características e benefícios de uma aula de Bike Indoor

bike indoor

A Bike Indoor foi criada para simular o treinamento de um ciclista de estrada, quando as condições climáticas não permitiam que se treinasse na rua. Com sua popularização, ela ganhou espaço nas academias que, hoje, em sua maioria, possuem essa modalidade entre as mais populares e procuradas pelos praticantes.

Em resumo, a Bike Indoor simula subidas dos mais diversos tipos e inclinações, terrenos planos e terrenos mistos. Mas, não tem descida? Sim, elas correspondem aos descansos depois de cada estímulo dado em aula, a não ser quando as aulas são de estímulo contínuo, em que o descanso é mínimo e feito com pequenas reduções de carga, nunca com descanso ou liberação total da mesma.

Nessa postagem, nós falaremos mais sobre as principais características e metodologia da Bike Indoor, sem deixar de mencionar mais sobre seus benefícios. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!

Como são as aulas de Bike Indoor

As aulas de Bike Indoor buscam simular, ao máximo, as condições de um treinamento de ciclismo real. Por isso, elas apresentam intensidade variável que sempre acontece por meio das mudanças de ritmo que acontecem, tanto pela velocidade das pedaladas quanto das músicas que são disponibilizadas na sala.

O ritmo é sempre marcado pelo RPM (rotações por minuto) do pedal, ou pelo BPM (batidas por minuto) da música, sendo que qualquer uma das opções da aula respeita o mínimo de 50 RPM e o máximo de 110 RPM, pois é uma rotação segura e bem parecida com o que os ciclistas profissionais que participam dos grandes Tours mantêm de média durante as etapas.

Apesar de parecer desafiador, todos podem participar desse tipo de aula. Elas são adaptáveis tanto para os novatos quanto para os mais avançados, e isso faz com que a Bike Indoor seja receptiva e muito agradável para aqueles que buscam sair da monotonia, bem como desejam alcançar seus resultados em menor espaço de tempo.

Aulas que queimam muitas calorias

Uma aula de Bike indoor pode chegar na marca de 800 calorias gastas em um prazo de 45 minutos. Por isso, a Bike Indoor possui um apelo muito significativo nas academias, já que vem acompanhada de música, além de ser uma aula realizada coletivamente, tornando-a extremamente divertida, desafiadora e motivante.

Para quem está buscando emagrecer, existem poucas alternativas tão seguras e vantajosas. É preciso dizer que, mesmo sendo bem intensas, as aulas não apresentam nenhum impacto nas articulações, o que é ótimo para pessoas com sobrepeso, que sentem algum tipo de desconforto ao correr ou estão saindo do sedentarismo.

A Bike Indoor fortalece vários grupamentos musculares

Além do emagrecimento, a Bike Indoor fortalece vários grupamentos musculares importantes, como abdômen e paravertebrais. A maior parte dos músculos da perna (quadríceps, isquiotibiais e panturrilha) também são trabalhados e fortalecidos com bastante rigor, fazendo com que o atleta não só tenha aumento do tônus, como também a otimização da resistência muscular localizada.

Treinado corretamente, a Bike Indoor pode se tornar uma fonte de saúde e bem-estar praticamente incomparável, principalmente quando colocamos em conta a melhora do condicionamento cardiovascular, sendo também outro benefício que deve ser mencionado.

As aulas melhoram o condicionamento cardiovascular

Como sabemos, o condicionamento cardiovascular é extremamente importante para a nossa saúde. Com a Bike Indoor, você cuida da saúde do seu coração, afasta comorbidades e, ainda por cima, mantém e melhora o seu fôlego e a sua disposição para o dia a dia.

É importante ressaltar que essas qualidades são ainda mais importantes para aqueles que buscam maior performance em outros esportes ou, até mesmo, no ciclismo de rua — ou outdoor. Seja qual for o caso, a alta intensidade é perfeita para melhorar a capacidade aeróbica, e os métodos aplicados no bike indoor são extremamente eficientes para essa finalidade.

É uma ótima maneira de reduzir o estresse

Além da melhora do condicionamento cardiovascular, da alta queima calórica e do fortalecimento de vários grupamentos musculares importantes, essa modalidade também é ímpar na redução do estresse. Pedalar em conjunto e de maneira bem intensa é, praticamente, um ato terapêutico. Ao longo das sessões e da intensidade variável, é possível queimar todas as frustrações do cotidiano e relaxar por completo, após as pedaladas.

Como foi possível perceber, para quem busca uma atividade benéfica e com potencial para ser um escape das frustrações diárias, certamente, a Bike Indoor pode ser a solução ideal, especialmente quando levamos em conta sua eficiência, duração e, até mesmo, praticidade. É importante dizer que, no futuro, nada impede que você saia do ciclismo indoor e passe a se aventurar no ciclismo outdoor, que também pode ser outra grande fonte de prazer e bem-estar.

Gostou do post? Então, você precisa conhecer e participar agora das nossas aulas! Aqui na Oxigênio, elas podem durar 30, 45 ou 60 minutos, para que você consiga se adaptar à modalidade em si e aos horários de treinamento que você tem disponibilidade, além de, claro, contar com professores que entendem muito bem do segmento. Entre em contato conosco e comece hoje mesmo!

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