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Como aumentar a resistência cardiorrespiratória? Veja 4 dicas

resistência cardiorrespiratória

Sabia que a resistência cardiorrespiratória pode facilitar o modo como você encara os desafios cotidianos? Ela é um importante recurso do seu corpo para lidar com situações de estresse. Assim, a relação entre os pulmões e o sistema cardiovascular ajuda com que a cabeça funcione em momentos de desequilíbrio, como uma corrida durante um treino.

Após a leitura deste texto, você entenderá como investir em um bom aquecimento e ter atenção com a respiração pode melhorar a resistência. Além disso, saberá como o ato de criar o hábito regular de fazer exercícios e focar naqueles de alta intensidade ajuda a ter um corpo preparado para respirar bem.

O que é a resistência cardiorrespiratória?

Para entender o que é a resistência cardiorrespiratória basta lembrar das vezes em que você praticou alguma atividade física, ou precisou, repentinamente, correr, e depois ficou com falta de fôlego. O oposto provavelmente já aconteceu quando a atividade física se tornou um hábito no seu dia a dia.

Dessa forma, essas duas situações tocam no mesmo ponto: a capacidade que os pulmões e o coração têm de desempenhar ao máximo suas funções. Para deixar mais nítido como isso funciona, imagine um bebedouro que está cheio de água, mas a torneira não permite que o líquido passe facilmente.

Assim, de modo similar, funcionam os pulmões e coração em relação ao oxigênio. Apesar de ter muito oxigênio no ar, o que vai fazer a diferença é a capacidade dos pulmões e do nosso sistema cardiovascular em filtrar esse ar e realizar um excelente metabolismo. Logo, o resultado de uma ótima resistência cardiorrespiratória é a prevenção de doenças crônicas e a manutenção da qualidade de vida.

Como aumentar a resistência cardiorrespiratória?

Há muitos exercícios que possibilitam aumentar a resistência cardiorrespiratória. É importante destacar que cada pessoa tem um ritmo de crescimento específico e é preciso respeitá-lo. Para quem é sedentário, o início pode exigir mais energia, afinal, um hábito, que pode ter sido cultivado por anos, finalmente começou a mudar. Por isso, saiba os seus limites, porém não faça deles um bloqueio para continuar.

1. Invista em um bom aquecimento

Aquecer o corpo significa prepará-lo para os impactos dos exercícios. Assim, isso evita o aparecimento de lesões que podem impedir a continuidade dos treinos, desestimulando a motivação para a regularidade da prática física. Por isso, esse importante momento do treino deve ser feito com atenção e calma.

Infelizmente, é muito comum que, por conta do tempo, muitas pessoas pulem essa etapa, principalmente, após algum período de treino. Porém, a longo prazo isso pode favorecer o enrijecimento das articulações, problemas na coluna e não progressão dos treinos. Um corpo aquecido consegue levantar mais carga e fazer mais repetições. Além disso, há um maior gasto calórico, facilitando a eliminação de gordura.

2. Tenha atenção a sua respiração

O poder da respiração muitas vezes é esquecido. Contudo, é por ela que você pode aumentar o vigor durante a execução dos exercícios, por exemplo. Além disso, prestar atenção a sua respiração garante maior concentração e coloca o seu corpo e, consequentemente, a sua mente em um estado presente.

Afinal, ao longo dos dias, podemos nos deparar com pensamentos excessivos sobre o passado e o futuro. A respiração vem para ajudar a regular esse tempo, diminuindo o grau de estresse e ansiedade. Práticas como a yoga exemplificam o poder da respiração, deixando o corpo leve por meio do fortalecimento do funcionamento do pulmão e do coração.

3. Crie o hábito regular de praticar exercícios físicos

A prática de malhar, por exemplo, realmente faz a diferença no aumento da resistência cardiorrespiratória. Talvez, a grande questão para, realmente, manter o hábito é conseguir descobrir qual atividade física você realmente se identifica. Pensando nisso, muitas academias oferecem aulas diversas para que se consiga aliar o fortalecimento dos músculos com a criatividade de diferentes modos de exercitá-los.

4. Faça exercícios de alta intensidade

Exercícios de alta intensidade aumentam o desempenho respiratório, além de fortalecer os músculos de modo mais profundo, pois requer maior capacidade de esforço. O resultado é um ganho no aumento de força e maior rendimento metabólico. Por isso, adicionar essa modalidade pode adicionar diferenças importantes no aumento da resistência cardiorrespiratória.

Agora, como falamos, é preciso respeitar o tempo do seu corpo. Não adianta colocar muitos exercícios de alta intensidade se você não consegue fazer o básico. Por isso, é preciso entender como o seu corpo funciona para prevenir lesões, por exemplo.

Qual a importância de aumentar a resistência cardiorrespiratória?

Além de tudo o que já falamos, aumentar a resistência cardiorrespiratória pode garantir que você consiga se sair bem em situações de estresse, perigo ou risco eminente. Já percebeu que durante uma discussão a respiração fica ofegante? Consequentemente, o raciocínio também sofre limitações. Quando respiramos bem, mesmo em situações desafiadoras, conseguimos elaborar uma fala nítida. Isso pode ser decisivo em situações como entrevistas de emprego ou apresentações.

Em outro ângulo, às vezes é necessário movimentar o corpo de modo repentino e, quanto mais preparado você estiver, melhor. Afinal, a resistência cardiorrespiratória pode facilitar e criar boas oportunidades no seu cotidiano.

Contudo, é fundamental que você tenha a supervisão de ótimos profissionais. Além de uma academia bem equipada e que apresente bons instrutores, também é necessário a ida ao médico. Dessa forma, você garante que o seu corpo está preparado para executar treinos de intensidade leve, moderada e alta.

Pessoas que buscam aumentar a resistência cardiorrespiratória entendem a necessidade de preparar o corpo para qualquer situação. Além disso, como vimos durante a leitura deste texto, há muitos benefícios para quem, cotidianamente, constrói essa força corporal. Estar apto para utilizar a sua capacidade respiratória máxima não é um privilégio apenas de atletas, mas sim uma conquista acessível a todos.

Sabia que você, realmente, pode melhorar o seu desempenho nos treinos ao aumentar a resistência cardiorrespiratória? Entenda agora como começar a correr pode ajudar você a alcançar isso.

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