Exercícios físicos no verão: quais os cuidados é preciso ter?

exercícios físicos no verão

Exercícios físicos no verão: quais os cuidados é preciso ter?

O período mais quente do ano está se aproximando e quem deseja continuar fazendo exercícios físicos no verão deve se atentar para certos cuidados. A estação é ótima para realizar treinos ao ar livre, mas é fundamental se proteger, sobretudo da alta incidência dos raios solares.

Nessa época, é muito comum pensar no “projeto verão”, porém, é necessário se exercitar de forma consciente para não prejudicar a saúde. Hidratar-se adequadamente, investir em uma alimentação mais leve e ter o acompanhamento de profissionais, por exemplo, são alguns dos fatores que você deve prestar atenção ao realizar suas práticas.

Acompanhe este post e veja quais são os principais cuidados ao realizar exercícios físicos no verão!

Entenda a importância de se proteger do sol no verão

Grande parte das pessoas se sentem mais estimuladas para realizar os treinos em dias quentes. Em estações mais frias, o organismo tende a controlar melhor a temperatura corporal, principalmente no momento da prática das atividades físicas, tornando o gasto energético maior para manter o corpo aquecido.

Além disso, as temperaturas mais geladas tornam os músculos e as articulações mais rígidos, o que gera redução da força e da mobilidade, assim como podem aumentar o risco de lesões. Por isso, os dias quentes são mais confortáveis para se exercitar.

No entanto, a incidência direta de raios solares pode ser prejudicial para o praticante, principalmente quando as atividades são realizadas em horários mais quentes. Assim, no verão, é fundamental intensificar os cuidados com a exposição do sol para evitar desidratação e, até mesmo, algumas doenças, como o câncer de pele.

Caso você faça caminhada, natação, corrida ou qualquer outro tipo de exercício físico que o obrigue a se expor, o indicado é optar pelos horários em que o sol é mais ameno, como o período da manhã ou final da tarde. Além disso, optar por roupas adequadas, ter uma alimentação equilibrada com frutas, verduras e legumes e beber bastante água são atitudes imprescindíveis para manter o organismo protegido.

Confira quais são os cuidados ao realizar exercícios físicos no verão

O calor é necessário para o controle e o bom funcionamento do corpo, pois é nessa temperatura que o organismo se equilibra e consegue realizar a transpiração. Entretanto, o praticante deve ficar alerta em relação ao clima muito quente, pois pode ocasionar problemas de saúde, como sudorese, câimbras, fadiga e fraqueza.

Tudo isso pode dificultar a regulação da temperatura corporal e levar à desidratação, causando diversos riscos para o bom funcionamento do organismo — ainda mais no Brasil, onde as temperaturas naturalmente passam dos 40 graus. Desse modo, são diversos os cuidados que devem ser tomados no momento de se exercitar ao ar livre, sobretudo se você mora em uma cidade mais quente.

A seguir, veja algumas dicas para se proteger dos raios solares, mantendo a sua rotina de treinos.

Proteja-se do sol

O primeiro passo é se proteger da incidência direta do sol, utilizando óculos, protetor solar e bonés. No momento do treinamento, os músculos podem produzir 50 vezes mais calor do que todo o restante dos órgãos juntos. Esse aumento de temperatura interna é liberada por meio do suor, funcionando como um processo de resfriamento do organismo.

Quanto maior a temperatura, maiores os riscos e a quantidade de calor produzido. Isso pode ocasionar desidratação, tontura, vômitos, entre outras situações que prejudicam o ritmo das atividades. Por isso, o indicado é que o praticante sempre opte pelos horários em que o sol é mais ameno, como as primeiras horas da manhã.

Hidrate-se bastante

O corpo deve estar sempre bem hidratado ao se realizar qualquer tipo de atividade física, mesmo que elas sejam feitas dentro de um espaço protegido do sol. A desidratação ocasiona diversos problemas de saúde, podendo levar à perda de nutrientes e minerais vitais para o equilíbrio do organismo.

A água é um componente essencial para todas as células, que ajuda a eliminar toxinas e a regular a temperatura corporal. Dessa maneira, a recomendação é consumir o dobro de líquidos no período do verão, pois assim você manterá o equilíbrio e a hidratação correta do corpo.

Utilize roupas adequadas

Também é recomendado utilizar roupas específicas para altas temperaturas na estação do verão. Peças leves, produzidas com tecidos especiais, permitem que o corpo transpire e se resfrie de maneira adequada. A carga térmica precisa ser liberada para que a temperatura corporal não se eleve e faça com que o praticante interrompa a atividade física.

As roupas atuam como uma segunda pele no momento dos exercícios. Por isso, os tecidos devem favorecer a evaporação e a perda de calor ocorrida pela transpiração. Atualmente, já existem peças que proporcionam maior conforto e segurança para as práticas, inclusive para quem realiza esportes ou treinamentos de alto rendimento.

Invista em uma alimentação mais leve

No verão, o organismo pode levar mais tempo para realizar a digestão dos alimentos, o que acaba prejudicando o ritmo dos treinos. Assim, o ideal é sempre optar por comidas leves e refrescantes, que auxiliam o processo digestivo e a execução das atividades físicas.

Antes do treino, por exemplo, invista em frutas e saladas ricas em vitaminas e minerais. Além de manter a saúde em dia, os alimentos mais leves garantem mais energia para iniciar os treinos diários.

Dê atenção para a escolha dos exercícios

É fundamental optar por modalidades de atividades que sejam adequadas ao seu objetivo e estilo de vida. No verão, a escolha do exercício influencia diretamente o seu rendimento e resultados, independentemente se você deseja perder peso, ganhar massa magra ou manter o condicionamento físico em dia.

Antes de iniciar uma rotina de treinamento, procure observar se o seu corpo tem mais aptidão para atividades aeróbicas, de musculação ou, simplesmente, modalidades mais leves, como as caminhadas. Existem diversas opções eficazes e que agradam os mais diferentes tipos de perfis.

Faça avaliação física

Também é muito importante, antes mesmo de começar os treinos, fazer uma avaliação física com um profissional capacitado para ter mais segurança e garantir maior rendimento nos exercícios. Isso porque apenas uma avaliação médica é capaz de identificar o estado real da sua saúde.

Portanto, a indicação é manter os exames em dia para entender se você pode ou não treinar ao ar livre no período do verão. A avaliação ainda pode indicar as melhores atividades e os alimentos ideais e específicos para melhorar o seu condicionamento físico.

Tendo os devidos cuidados, você poderá continuar a sua prática e realizar exercícios físicos no verão tranquilamente. Lembre-se de que é fundamental se hidratar bastante e ter uma alimentação balanceada nesse período, além de uma boa orientação profissional. Dessa forma, é possível aproveitar a estação ao máximo, tendo a certeza de não estar prejudicando a sua saúde.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e compartilhe o post nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a estas valiosas informações!

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link