O que é fadiga muscular? 3 dicas de como evitá-la

fadiga muscular

O que é fadiga muscular? 3 dicas de como evitá-la

Você já se sentiu cansado demais após o treino ou depois de realizar alguma atividade ou trabalho físico? As dores podem ser intensas para as pessoas que apresentarem os sintomas da fadiga muscular. Saiba também que essa sensação é comum, já que os músculos foram trabalhados com alguns exercícios com os quais o corpo não estava habituado.

Se você está se perguntando o que é fadiga muscular, tenha a certeza de que neste post vai esclarecer as suas dúvidas. Nele, vamos dar dicas de como evitar tal desconforto e lhe explicaremos a diferença entre o cansaço comum e a exaustão causada pela fadiga.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a sua leitura!

O que é fadiga muscular e por que ela acontece?

A fadiga muscular caracteriza-se pelo cansaço físico extremo. Tal fator ocorre quando a pessoa faz algum exercício que exige mais do que o corpo está habituado. O esgotamento pode acontecer com qualquer um, não apenas com pessoas que praticam esportes, fazem academia ou com atletas.

Os que não estão acostumados a fazer atividades físicas devem respeitar os seus limites ao começarem a se exercitar. Isso porque a condição da fadiga muscular pode impedir que as pessoas sentem, andem ou se levantem com facilidade. E, na verdade, inúmeros fatores podem desencadear esse sintoma.

Uma curiosidade é que a fadiga é uma sensação de estar cansado o tempo todo e com dor nos músculos. Já o cansaço pode ser mental ou físico e se caracteriza pelo esforço corporal ou intelectual.

Quais são as melhores dicas para evitar a fadiga muscular?

Para evitar a fadiga muscular, algumas ações podem ser tomadas. A primeira delas é não passar dos seus limites. Cada um deve respeitar o seu próprio corpo. Veja abaixo outras dicas para que você consiga ter mais qualidade de vida enquanto se exercita!

1. Mantenha uma alimentação equilibrada

A primeira dica, e uma das mais importantes, é alimentar-se corretamente. O organismo precisa de nutrientes e minerais. Para aqueles que desejam ter um melhor desempenho nos treinos ou em atividades físicas cotidianas, o ideal é ingerir alimentos que contenham:

  • cálcio;
  • potássio;
  • magnésio.

Tudo isso você encontra nas verduras, frutas, legumes e proteínas. Também é interessante consumir tubérculos, como a batata-doce, e outras fontes de carboidratos, com moderação.

Destaca-se que, com um menu montado exclusivamente para o seu caso, será mais fácil se livrar da fadiga muscular.

2. Faça exercícios com regularidade

Ajustar a frequência dos treinos dará a você mais disposição para se submeter a práticas de esportes, academia ou à realização de uma faxina em sua casa, por exemplo. Separar dias da semana para malhar faz toda a diferença, e seu organismo se acostuma com a prática, evitando que você tenha o sintoma de exaustão.

3. Tenha um sono reparador

O descanso adequado garante um melhor desempenho para o atleta. Além disso, dormir menos do que oito horas por dia pode prejudicar os treinos. O ideal é manter uma rotina de descanso, permitindo assim que seus músculos se recuperem das atividades realizadas.

Agora que você já sabe o que é fadiga muscular, não deixe de manter hábitos saudáveis no dia a dia para prevenir a exaustão. Dessa maneira, você terá mais qualidade de vida e disposição para desempenhar todas as atividades da sua rotina.

Gostou deste post sobre a fadiga muscular? Acesse o nosso Instagram e acompanhe as nossas postagens!

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link