Alimentação pré-treino: conheça alimentos que irão te dar um gás!

gordura boa
Descubra 4 alimentos com gordura boa que vão te deixar com energia
12 de maio de 2021
tênis para academia
Tênis para academia: veja 7 dicas para acertar na escolha
25 de maio de 2021
Mostrar Todos

Alimentação pré-treino: conheça alimentos que irão te dar um gás!

alimentação pré treino

Muitos fatores vão influenciar de forma positiva ou negativa o seu treino, desde o desempenho até os resultados. O que você come, sem dúvidas, é um deles. Uma boa alimentação pré-treino vai garantir muito mais disposição para malhar, e também ajudar o corpo a responder melhor da forma esperada.

Conheça, então, quais são os alimentos aliados de um bom treino, os vilões e capriche antes de começar os exercícios!

A alimentação pré-treino mais adequada

É certo que cada organismo tem as suas necessidades específicas e, até mesmo, restrições alimentares. Mas, de forma geral, existem alguns alimentos que são indicados para antes do treino. Veja quais são eles!

Banana

Os carboidratos são sempre fontes de energia bem-vindas no pré-treino, justamente pela alta carga energética que vai aumentar a sua disposição. Mas se engana quem pensa que carboidratos são apenas pães e macarrão.

A banana é uma boa fonte de carboidrato simples, e pode ser consumida rapidamente — para você não malhar de barriga vazia, se não tiver muito tempo. Para completar, a banana é rica em potássio, o que também auxilia a evitar as câimbras durante a malhação e ajuda no ganho de massa.

Batata doce

Mais um exemplo de carboidrato que vai dar uma carga extra de energia para o treino, mas, dessa vez, um carboidrato complexo. Isso significa que a batata doce vai garantir que o seu organismo vai gastar açúcar e gordura durante o treino de forma mais equilibrada.

Além disso, os carboidratos complexos aumentam a sensação de saciedade e são melhor absorvidos. Para completar, combine com uma fonte de proteína magra.

Ovos

Essa fonte de proteína não precisa ser nada difícil de preparar. Um simples ovo vai garantir a quantidade de proteínas de alto valor biológico que o seu organismo precisa durante o treino.

Essas proteínas magras, como frango ou atum, são ricas em albumina e aminoácidos, que vão ajudar você a ganhar massa magra.

Sanduíches leves

Uma forma deliciosa e fácil de combinar os carboidratos e proteínas são os lanches leves. Duas dicas importantes são: evite as gorduras (como creme de leite e manteiga) e só aposte nos pães integrais. Mas só coma se você tiver mais tempo antes do treino, como duas horas ou mais, porque as fibras presentes no pão diminuem o tempo de absorção do carboidrato.

Shakes

Hoje em dia, existem boas opções de shakes já prontos, para as mais diferentes necessidades, como o Whey Protein. Mas não é preciso de nada muito complexo para ter bons resultados no treino.

Um shake de leite com frutas é um alimento prático e muito eficaz. Prefira as frutas mais energéticas, como o abacate e a banana, e se preferir, substitua o leite por versões vegetais.

Os alimentos que devem ser evitados antes do treino

Existem alguns alimentos que fazem mal à nossa saúde em qualquer momento do dia, mas que são ainda piores antes do treino. Independentemente do seu objetivo, evite:

  • alimentos que fermentam, como a couve, o brócolis e a couve-flor;
  • alimentos com grande concentração de fibras, pois eles podem causar desconfortos gastrointestinais e atrapalhar a absorção de carboidratos;
  • leguminosas, como grão de bico, lentilha e feijão, também por causa do excesso de fibras;
  • sementes, como linhaça e chia;
  • alimentos ricos em gordura e sódio.

Essas são as principais orientações, de forma geral, sobre alimentação pré-treino. É importante ressaltar que vale a pena procurar um nutricionista, para que o profissional indique um plano mais personalizado, de acordo com o seu organismo, o seu objetivo com a atividade física, as suas preferências alimentares e, até mesmo, as suas condições financeiras.

E lembre-se: ainda que o seu objetivo seja emagrecer, malhar de barriga vazia nunca é uma boa ideia!

Esperamos ter ajudado você com este conteúdo! Para ficar por dentro de outros textos relacionados aos treinos, saúde e bem-estar, siga as nossas redes sociais.

SAÚDE SEMPREPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *