Alimentação pré-treino: conheça alimentos que irão te dar um gás!

alimentação pré treino

Alimentação pré-treino: conheça alimentos que irão te dar um gás!

A alimentação pré-treino é muito importante para que o esportista tenha energia para realizar todas as séries de exercícios propostas pelos treinadores sem passar mal. Por isso, você precisa escolher o que vai comer antes de ir treinar e assim conseguirá evitar dificuldades de realização e o baixo desempenho que podem levá-lo a desistir da academia.

Muitos fatores influenciarão, de forma positiva ou negativa, o seu treino, desde o desempenho até os resultados. O que você come, sem dúvidas, é um deles. Uma boa alimentação pré-treino garantirá muito mais disposição para malhar, e também ajudará o corpo a responder melhor da forma esperada.

Conheça, então, quais são os alimentos aliados de um bom treino, os vilões e capriche antes de começar os exercícios!

Entenda a importância de preparar o que comer antes do treino

Os alimentos mais indicados para pré-treinos possuem baixo índice glicêmico, são ricos em gorduras, carboidratos, proteínas e promovem a recuperação muscular. As porções variam de acordo com o metabolismo de cada pessoa e o tipo de exercício praticado, ajudam a evitar dores musculares e cãibras desagradáveis

Prepare-os antes de começar a treinar para ter mais resistência ao praticar caminhadas, corridas, natação, crossfit ou pular corda. Quem pratica exercícios de menor intensidade para ganhar massa muscular deve combinar proteínas e carboidratos para promover o reparo e o crescimento da musculatura. Considere o seu objetivo pessoal na hora de preparar a sua alimentação.

Confira a alimentação pré-treino mais adequada

Alguns lanches têm horários ideais para serem consumidos, mas é interessante que você se alimente no mínimo 30 minutos antes de começar a se exercitar. É certo que cada organismo tem as suas necessidades específicas e, até mesmo, restrições alimentares. Mas, de forma geral, existem alguns alimentos indicados para antes do treino. Veja quais são eles!

Aveia

Um mingau de aveia é uma ótima alternativa para se alimentar antes de ir para a academia. A mistura com um pouco de cacau fornecerá a energia necessária para garantir uma boa performance durante os exercícios. Esse alimento com alguns pedaços de fruta é uma excelente fonte de carboidratos para um pré-treino energético e leve.

Pão com abacate

O pão integral com abacate supre as necessidades de proteína e carboidrato para pré-treinos. Esse alimento conta com minerais, vitaminas e fibras para causar a sensação de saciedade e proporcionar uma digestão lenta. Se preferir, pode utilizar tomate, alface, queijo, patê ou pasta de atum. A combinação é apropriada para treinos leves e moderados.

Suco de laranja ou uva

Aposte nos sucos de uva ou laranja, naturais ou integrais, para ter uma fonte de energia imediata antes de começar a treinar.

Os carboidratos de origem líquida são utilizados pelo organismo mais rapidamente. Mas consuma somente um copo e sem adoçar porque ele já contém o açúcar natural das frutas conhecido como frutose.

Bolacha de arroz

Os biscoitos de arroz já ganharam espaço na vida das pessoas que procuram uma vida saudável. Eles podem fazer parte do café da manhã e dos pré-treinos pela sua praticidade, ausência de glúten, composição com índice glicêmico reduzido, gordura e proteína que sacia o apetite. Você pode juntá-los aos ovos mexidos, creme de castanhas ou tofu.

Açaí

O açaí é uma fruta que possui cafeína e carboidratos para dar mais energia para os treinos. Preste atenção na maneira como ele foi adoçado, pois o açúcar faz com que ele tenha mais calorias. Não exagere porque você será beneficiado ao consumir pequenas quantidades desse alimento. Livre-se dos acompanhamentos utilizados por outras pessoas.

Barra de proteína

Lembre-se: ainda que o seu objetivo seja emagrecer, malhar de barriga vazia nunca é uma boa ideia! Escolha barrinhas de proteínas que são bastante nutritivas e que contenham carboidratos em seus ingredientes e tenha mais energia para treinar. Esse lanche complementará as outras alimentações, mas não substituirá as refeições.

Banana

Os carboidratos são sempre fontes de energia bem-vindas no pré-treino, justamente pela alta carga energética que vai aumentar a sua disposição. Mas se engana quem pensa que carboidratos são apenas pães e macarrão.

A banana é uma boa fonte de carboidrato simples, e pode ser consumida rapidamente — para você não malhar de barriga vazia, se não tiver muito tempo. Para completar, a banana é rica em potássio, o que também auxilia a evitar as câimbras durante a malhação e ajuda no ganho de massa.

Batata-doce

Mais um exemplo de carboidrato que dará uma carga extra de energia para o treino, mas, dessa vez, um carboidrato complexo. Isso significa que a batata-doce garantirá que o seu organismo gastará açúcar e gordura durante o treino de forma mais equilibrada.

Além disso, os carboidratos complexos aumentam a sensação de saciedade e são melhor absorvidos. Para completar, combine com uma fonte de proteína magra.

Ovos

Essa fonte de proteína não precisa ser nada difícil de preparar. Um simples ovo garantirá a quantidade de proteínas de alto valor biológico que o seu organismo precisa durante o treino.

Essas proteínas magras, como frango ou atum, são ricas em albumina e aminoácidos, que vão ajudar você a ganhar massa magra.

Sanduíches leves

Uma forma deliciosa e fácil de combinar os carboidratos e proteínas são os lanches leves. Duas dicas importantes são: evite as gorduras (como creme de leite e manteiga) e só aposte nos pães integrais.

Mas só coma se você tiver mais tempo antes do treino, como duas horas ou mais, porque as fibras presentes no pão diminuem o tempo de absorção do carboidrato.

Shakes

Hoje em dia, existem boas opções de shakes já prontos, para as mais diferentes necessidades, como o Whey Protein. Mas não é preciso de nada muito complexo para ter bons resultados no treino.

Um shake de leite com frutas é um alimento prático e muito eficaz. Prefira as frutas mais energéticas, como o abacate e a banana, e se preferir, substitua o leite por versões vegetais.

Conheça os alimentos que devem ser evitados antes do treino

Existem alguns alimentos que fazem mal à nossa saúde em qualquer momento do dia, mas que são ainda piores antes do treino. Independentemente do seu objetivo, evite:

  • alimentos que fermentam, como a couve, o brócolis e a couve-flor;
  • alimentos com grande concentração de fibras, já que eles podem causar desconfortos gastrointestinais e atrapalhar a absorção de carboidratos;
  • leguminosas, como grão-de-bico, lentilha e feijão, também por causa do excesso de fibras;
  • sementes, como linhaça e chia;
  • alimentos ricos em gordura e sódio.

Essas são as principais orientações, de forma geral, sobre alimentação pré-treino. É importante ressaltar que vale a pena procurar um nutricionista, para que o profissional indique um plano mais personalizado, de acordo com o seu organismo, o seu objetivo com a atividade física, as suas preferências alimentares e, até mesmo, as suas condições financeiras.

Esperamos ter ajudado você com este conteúdo! Para ficar por dentro de outros textos relacionados aos treinos, saúde e bem-estar, deixe aqui o seu comentário!

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link