O que é uma falsa magra e quais suas características? Entenda!

falsa magra

O que é uma falsa magra e quais suas características? Entenda!

Você já ouviu falar em falsa magra? Essa é uma expressão muito utilizada, mas muitas pessoas não sabem exatamente o que ela significa de fato. Você provavelmente conhece alguém que é magro, está com o “peso ideal”, mas ainda assim tem algumas gordurinhas extras.

Esse é o famoso falso magro. Apesar de aparentar magreza, a verdade é que a nível fisiológico e com a observação de mais detalhes, a realidade é outra. Mas, calma: esse não é um problema sem resolução.

Neste texto você entenderá o conceito dessa expressão, como identificar e, principalmente, o que fazer para não ser uma falsa magra. Aproveite a leitura!

O que é uma falsa magra?

Primeiro precisamos entender o que realmente define se uma pessoa é magra ou não. Apesar do apego que normalmente temos com o peso, ele não é um bom indicador. Aquele número que a balança mostra contabiliza gordura, músculos, água e tudo mais que temos no corpo.

Ou seja: é possível que uma pessoa pese mais do que outra e, mesmo assim, seja mais magra em comparação. É importante lembrar que há tipos de corpos diferentes, alturas diversas e distribuição de massa e gordura que também variam de um indivíduo para o outro.

Por isso, a melhor maneira de verificar se uma pessoa é magra ou não é pela composição corporal. O percentual de gordura é uma das formas mais práticas de fazer isso. Tanto pela bioimpedância quanto pelas dobras cutâneas, você consegue mensurar a quantidade de gordura no corpo. Existe uma faixa ideal, variando de acordo com a idade e sexo.

Como identificar uma falsa magra?

Visto que a magreza tem relação com a gordura e não com peso, a principal característica da falsa magra é o alto percentual de gordura, apesar da aparência e o peso. Por isso, é comum ver pessoas magras com uma barriguinha ou gordura localizada. Nas mulheres é muito comum o acúmulo de gordura no quadril e coxas.

Outra característica é o corpo flácido e a falta de massa muscular. Normalmente, os falsos magros não fazem nenhum tipo de atividade física. O sedentarismo é uma das principais causas para a perda de massa muscular, afinal os músculos não estão sendo utilizados como deveriam.

Outra característica é a presença de outros problemas de saúde, como colesterol, doenças cardiovasculares, diabetes, entre outros. Essas são doenças associadas ao acúmulo de gordura. Os falsos magros estão sujeitos às mesmas doenças que pessoas obesas, devido ao elevado percentual de gordura.

O que fazer para não ser uma falsa magra?

Você já deve ter percebido que não é bom ser uma falsa magra. Como o problema é o excesso de gordura, o que se deve fazer é reduzir o seu percentual. O sedentarismo, má alimentação e estresse são fatores que contribuem para o acúmulo dela.

Então, confira algumas dicas para diminuir o percentual de gordura do seu corpo!

Faça mais exercícios

A prática de atividades físicas é o melhor caminho para controlar a quantidade de gordura no corpo e ter mais saúde no dia a dia.

Procure fazer exercícios físicos, tanto treinos de força como os aeróbicos. Ou seja: corra, mas também capriche na musculação! Ela, além de aumentar o gasto calórico, aumenta a massa muscular (massa magra) e ajuda na redução dos índices de gordura do corpo.

Tenha uma alimentação saudável

Outro ponto que merece ser avaliado é a alimentação. É importante que ela seja bem equilibrada e adequada às suas necessidades, com baixos índices de gorduras nocivas e poucos industrializados.

Procure por um nutricionista para passar a dieta mais adequada, que deve trazer uma dose controlada de carboidratos associada a muitas proteínas e um bom déficit calórico.

Se hidrate

O nosso corpo é composto quase que exclusivamente por água. Então, nada melhor do que caprichar na hidratação ao longo do dia, para que as nossas células funcionem adequadamente e a queima de gordura seja mais eficiente.

A dica é tomar, pelo menos, 30 ml de água por cada quilo de massa corporal. E outro ponto importante é que essa quantidade deve ser distribuída ao longo das 24 horas. Nada de beber 3 litros de água de uma só vez, já que a absorção não será a mesma.

Controle o estresse

O estresse é outro fator que pode contribuir para o acúmulo de gordura, prejudicando o seu desempenho nos treinos e dificultando a obtenção de resultados.

Por isso, se engaje em atividades que tragam prazer em seu dia a dia. Se preciso, invista em uma boa terapia. O bem-estar mental tem tudo a ver com as suas conquistas no dia a dia de treino!

Durma bem

Outro ponto muito importante para o controle da gordura corporal e a consequente obtenção de melhores resultados na academia é a questão do sono.

É importante que você tente dormir bem, tendo uma rotina de sono mais ou menos estipulada. Busque se deitar e se levantar sempre nos mesmos horários, além de reduzir o uso de eletrônicos após ir para a cama.

Faça um check-up

Algumas pessoas acumulam mais gordura do que outras e também têm uma maior dificuldade em perdê-la, mesmo com um treino e alimentação regrados. Isso não é nada incomum!

Nesses casos, a causa pode ser médica. Alterações hormonais, por exemplo, são um bom motivo para isso acontecer. Faça um check-up e verifique como anda a sua saúde!

Por fim, não se estresse e dê tempo ao tempo. Seguindo todas essas dicas, é natural que você consiga o corpo dos seus sonhos e tenha mais saúde. Mas não tenha pressa: os resultados virão!

Agora você já sabe o que é uma falsa magra e quais as principais características. Se você acha que pode ser uma, mude alguns hábitos imediatamente. Com nossas dicas você atingirá o seu corpo ideal.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais. Assim, seus amigos também vão saber o que é uma falsa magra e como mudar isso de uma vez por todas, tendo mais saúde e bem-estar em seu dia a dia, além de um shape incrível!

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link