Substituir o açúcar da alimentação é um verdadeiro desafio. Além de estar inserido em uma infinidade de produtos industrializados, seu sabor característico é altamente viciante, especialmente para quem gosta de uma boa gastronomia.
A solução, então, é encontrar alternativas saudáveis e igualmente saborosas para modificar seus hábitos alimentares. Para isso, existem adoçantes naturais e outras opções de baixa caloria que são excelentes para garantir a flexibilidade na alimentação.
Não podemos deixar de mencionar, também, que o açúcar, quando consumido em grandes quantidades, relaciona-se com diversas comorbidades que colocam em risco a sua qualidade de vida. Por isso, neste post, vamos dar 4 dicas essenciais que farão você mudar sua alimentação de maneira definitiva. Tem interesse no assunto? Então, confira a seguir!
1. Utilize açúcar de coco
O coco é um alimento altamente saudável. Seus benefícios já foram exaustivamente comprovados pela ciência, e não faltam exemplos de produtos provenientes desse fruto seco — o óleo e a água de coco são dois dos mais famosos.
O açúcar de coco tem uma particularidade: ele é de baixo índice glicêmico. Isso faz com que o pico de insulina seja menor no momento da digestão, de modo que a regularização da glicose pelo organismo se torne mais fácil e o ganho de gordura seja mais difícil.
Além disso, o açúcar de coco é repleto de minerais, o que é ótimo para saúde. No entanto, apesar dos seus benefícios, ainda é preciso ter moderação para evitar ganho de peso e outros problemas de saúde.
2. Aposte na geleia de fruta sem açúcar
A geleia de fruta sem açúcar é uma ótima maneira de aproveitar um doce sem a culpa da grande quantidade de calorias. O sabor vem da frutose, uma espécie de adoçante natural presente na maioria das frutas.
Além do benefício no paladar, a maior parte das geleias de fruta é repleta de nutrientes essenciais para saúde, o que faz com que ela seja, de fato, uma alternativa saudável para as sobremesas tradicionais.
3. Experimente o mel como substituto ao açúcar
Essa é uma antiga alternativa para o açúcar branco. O produto também é repleto de vitaminas e minerais essenciais para seu organismo, o que ajuda a reforçar sua ingestão regular. Muitas pessoas costumam adoçar seu chá, por exemplo, com o mel das abelhas, que não é apenas saboroso, mas, também, apresenta vários benefícios para saúde, como melhorias:
- no sistema imunológico;
- na digestão;
- na flora intestinal.
4. Priorize adoçantes naturais (como Eritritol ou Stevia)
Existem inúmeras alternativas para adoçar suas bebidas e alimentos de maneira completamente natural. Esse é o caso do Eritritol e da Stevia, duas opções provenientes de frutas e que têm baixo índice glicêmico.
O valor calórico desses produtos também tende a ser baixo, beirando a zero, o que faz com que essas substâncias sejam opções extremamente vantajosas para quem está perdendo peso. Vale mencionar que atualmente existem refrigerantes com Stevia (ou Aspartame) e inúmeros produtos que apresentam um ou mais desses adoçantes em sua composição nutricional.
O ideal é adicionar cada uma dessas opções para substituir o açúcar de maneira gradual na sua dieta. Desse modo, a sua transição ocorre de maneira eficaz e saudável, trazendo benefícios, como mais disposição no dia a dia, menos chances de doenças crônicas — por exemplo, diabetes tipo II, obesidade, sedentarismo, entre outras — e muito mais bem-estar.
Gostou do post sobre como substituir o açúcar da alimentação? Quer receber mais dicas como estas? Então, assine nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo!