Conheça 10 posturas de yoga para quem é iniciante

posturas de yoga

Conheça 10 posturas de yoga para quem é iniciante

A Yoga é uma das práticas mais naturais utilizadas pelas pessoas para melhorar a saúde do corpo, a respiração e a clareza mental. Tratam-se de exercícios chamados de psicofísicos capazes de trazer muitos benefícios por meio das posturas que são aprendidas e praticadas diariamente. Eles transformam a vida, melhoram a musculatura e o sistema nervoso.

Os profissionais dessa prática costumam chamar as posturas de Yoga de asanas e entendem que elas afetam todos os órgãos, as glândulas, os ossos e a energia vital do ser humano. Essa prática faz uso de movimentos que massageiam e pressionam o sistema endócrino para regular a segregação dos hormônios no organismo. Ela harmoniza a concentração e os pensamentos.

Neste conteúdo, vamos explicar o que é Yoga e quais os benefícios dessa prática. Continue lendo e conheça as principais posturas de Yoga para quem é iniciante!

Entenda como é a prática da Yoga

A prática de Yoga requer o uso de um tapete ou esteira, já que não é indicado ter contato direto com o piso frio. O praticante não pode estar com o estômago cheio, precisa esperar mais de 2 horas e 30 minutos após as refeições para começar a fazer as posturas.

No caso dos iniciantes, é possível fazer ajustes respeitando o limite do corpo para evitar dores nas articulações. Você terá que aprender a manter o foco na respiração e nas sensações do seu corpo. Durante a gravidez, as mulheres devem utilizar práticas mais suaves, especialmente a meditação, além de seguir as orientações médicas.

Compreenda os maiores benefícios da Yoga

A Yoga pode ser considerada por muitas pessoas como um estilo de vida completo dedicado a se livrar das amarras da mente. As suas posturas são capazes de reduzir o estresse, regular os hormônios e trazer equilíbrio. Elas evitam os pensamentos aleatórios e ajudam a prestar atenção nas atividades do cotidiano.

As práticas de Yoga também facilitam o entendimento dos limites e evitam a frustração com o próprio corpo, reforçam a memória, melhoram a circulação sanguínea e favorecem as atividades cerebrais. Além disso, ajudam a perder peso ao diminuir a ansiedade que leva ao exagero na alimentação e queimam calorias conforme a intensidade dos exercícios praticados.

Consequentemente, quem pratica Yoga percebe uma melhora significativa na qualidade do sono devido ao relaxamento que os exercícios produzem. Você pode fazer exercícios de respiração para diminuir o ritmo do corpo e descansar mais. A Yoga ajuda a fortalecer os músculos, aumenta a força, a flexibilidade e facilita o alongamento da musculatura.

Confira as principais posturas de Yoga voltadas para quem é iniciante

Como você pode ver, a Yoga influencia positivamente no equilíbrio do corpo, diminui os riscos de quedas e evita que o organismo fique sobrecarregado. Por outro lado, consegue aliviar as dores, liberar a tensão e reduzir as dificuldades causadas pela fibromialgia, hérnia de disco, escolioses ou contratura muscular. Veja a seguir algumas posturas de Yoga que podem ser feitas em casa!

1. Vrkasana

Vrkasana é o exercício conhecido como postura da árvore, o qual ensina a equilibrar o corpo para estabilizar a mente. O praticante precisa sentir que o seu pé é uma raiz capaz de proporcionar o crescimento em direção à luz, sendo que precisa manter a posição durante 30 segundos para cada lado. A prática ajuda a controlar os batimentos cardíacos

2. Garudasana

Garudasana é a postura do pássaro ou da águia que facilita a distribuição da energia vital no corpo inteiro. É o exercício que ajuda a emagrecer e que tem um efeito energizante se praticado durante 30 segundos com cada perna. Ele aumenta a flexibilidade da coluna, ajuda a relaxar, alivia dores da região lombar e do abdômen.

3. Trikonasana

Trikonasana é identificada como a postura do triângulo, cuja finalidade é fortalecer e alongar a musculatura. Trata-se de um excelente exercício para gestantes, pois reduz a ansiedade, o estresse, a pressão arterial e melhora as funções sanguíneas. Este asana confere maior poder de concentração e equilíbrio e pode ser feito com o auxílio de um bloco.

4. Dhanurasana

Dhanurasana é chamada de postura do arco, utilizada para fortalecer a medula espinhal, os órgãos internos, o peito, o abdômen, a virilha, as coxas e os tornozelos. O exercício é praticado com o objetivo de melhorar as funções do fígado, pâncreas, rim, intestino grosso e delgado. É capaz de aumentar a flexibilidade das costas, remover gases e melhorar a digestão.

5. Surya Namaskara

Surya Namaskara ficou famosa por ser reconhecida como a postura da saudação ao sol. Ela inclui um ciclo integral para saudar o astro com doze asanas e uma alteração no seu segundo conjunto, no qual a perna deve ser movida em posição oposta ao primeiro exercício. É interessante porque aumenta a força, diminui a hipertensão e os distúrbios do sono.

6. Kapalabhati

Kapalabhati é o exercício que conquistou fama por ser considerado a respiração do fogo. Esse exercício respiratório é muito indicado para quem deseja perder peso ou curar distúrbios intestinais. Caso seja praticado durante 5 minutos por dia, aumenta o metabolismo, remove as toxinas, cura acidez, constipação, asma, diabetes, perda de cabelo e outros problemas respiratórios.

7. Shirshasana

Shirshasana é uma postura interessante que requer do praticante a invertida sobre a cabeça. A prática regular deste asana elimina a má circulação do sangue, doenças hepáticas, dores de cabeça e muito mais. O seu efeito é capaz de curar a insônia, melhorar as funções do cérebro, a memória, o equilíbrio da mente e o poder de concentração.

8. Baddha Konasana

Baddha Konasana é a postura do trono. Ao fazer esse exercício, você conseguirá aliviar os problemas ciáticos. Use um cinto específico para a prática de Yoga para abrir os quadris e perceberá que a dor que inicia na lombar e passa para as pernas vai reduzir gradativamente. Isso ocorre porque esse nervo será descomprimido.

9. Uttanasana

Uttanasana é uma postura que diminui a ansiedade e o estresse que envolve a flexão para a frente. É um exercício rejuvenescedor, poderoso e terapêutico que tem o potencial de acalmar os músculos, a mente e os tecidos conjuntivos. É ótimo para colocar um fim na dor nas costas por alongar a coluna vertebral, criar espaço e neutralizar a compressão.

10. Tadasana

Tadasana é a postura da montanha que pode ser praticada regularmente, ou seja, no início de todas as manhãs para massagear as costas, as mãos, a coluna e o restante do corpo físico. Este exercício é reconhecido pelos profissionais pela sua função de corrigir a postura ao atingir o Samasthiti, quando o peso corporal é distribuído igualmente nos dois pés.

Agora você já conhece as 10 posturas de Yoga para quem é iniciante! Uma boa ideia é procurar uma academia renomada para praticar esses exercícios com o monitoramento de um profissional especializado. A Oxigênio pode auxiliar os iniciantes dessa prática, além de oferecer outras oportunidades, com espaços para Training Gym.

Quer saber um pouco mais sobre as possibilidades e serviços da Oxigênio? Entre em contato conosco agora mesmo!

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link