Wellness e fitness: qual é o melhor estilo de treino para você?

hipóxia
O que é hipóxia e qual a sua relação com o treino utilizando máscaras?
4 de novembro de 2021
cárdio antes ou depois do treino
Afinal, realizar exercícios de cárdio antes ou depois do treino?
16 de novembro de 2021
Mostrar Todos

Wellness e fitness: qual é o melhor estilo de treino para você?

wellness e fitness

Wellness e fitness são duas vertentes de treinamento completamente diferentes. A primeira apresenta o bem-estar como finalidade principal, enquanto a segunda busca a performance física como um dos principais objetivos com as atividades físicas.

Existe um correto ou melhor? Absolutamente não. Mas, é preciso prestar atenção em alguns detalhes antes de realmente ingressar em um programa de exercícios que foque em uma ou outra opção.

A escolha final desses estilos podem ajudar você a permanecer treinando e também podem determinar seu amor ou ódio pelos exercícios físicos. Se você deseja começar na academia — e não parar mais — recomendamos a leitura dessa postagem até o final. Quer saber mais? Vamos em frente!

O que é wellness?

Wellness é um estilo de treino (ou “movimento”) que busca como finalidade principal o bem-estar e a saúde. O foco não está no abdômen trincado, no corpo mais musculoso e escultural ou, até mesmo, na performance física mais alta.

A ideia é se exercitar como fonte de prazer e saúde, mantendo o corpo e a mente saudáveis, com as melhores modalidades que ajudam a alcançar esse bem-estar pleno. Muitas pessoas optam por essa abordagem porque ela é menos rigorosa e, além disso, tende a ser mais facilmente adaptável para certos grupos de pessoas.

Normalmente, pessoas de idade mais avançada, com comorbidade e que nunca tiveram prazer com as atividades físicas tendem a optar por esse estilo como uma maneira de afastar doenças e atingir o bem-estar.

Dentre as modalidades mais comuns do wellness, podemos citar:

  • yoga (e as suas várias vertentes);
  • Pilates;
  • hidroginástica (ou natação como esporte de recreação);
  • algumas modalidades de dança;
  • caminhada;
  • demais exercícios de baixa intensidade.

O que é fitness?

O estilo de treino fitness é o que a maioria das pessoas está acostumada atualmente. Aqui, englobam-se todos os treinos mais intensos, com foco na performance física e na estética. A busca é pela melhora contínua e pela superação dos limites que devem acontecer de maneira periódica até a conquista de um determinado objetivo.

Notoriamente, esse estilo de treinamento é mais rigoroso. Ele requer uma frequência maior dentro da academia e também na alimentação, que quase sempre deve ser completamente planejada para uma finalidade, como ganhar massa muscular, gerar emagrecimento ou garantir a melhora do condicionamento ou da resistência.

A faixa etária das pessoas que buscam por esse estilo de vida tende a ser mais baixa. Além disso, aqui estão normalmente inclusas as pessoas que já gostam de uma atividade física. O prazer da prática costuma estar relacionado com o avanço em direção a um objetivo e na própria superação que sempre deve acontecer ao longo dos treinos (que podem ser maiores e bem mais intensos do que na modalidade wellness).

Também é preciso dizer que o termo fitness é bem abrangente e, por conta disso, está relacionado aos esportes e às inúmeras valências físicas, por exemplo, força, agilidade e flexibilidade.

A maior parte dos esportes de performance pode ser incluída nessa categoria, além de outras modalidades, como:

  • musculação;
  • corrida;
  • natação (competitiva);
  • crossfit;
  • treinamento funcional;
  • lutas;
  • demais atividades ou esportes semelhantes.

Qual das duas opções devo escolher?

Agora que você já sabe mais sobre cada uma dessas vertentes, é natural que esteja se perguntando qual é a melhor escolha. Por mais que esse seja um questionamento natural, saiba que somente você é capaz de encontrar a resposta correta.

De maneira geral, as pessoas buscam uma atividade de acordo com sua própria aptidão e/ou interesse pessoal. Esse é um bom ponto de partida, mas, não deve ser o único, uma vez que condições médicas podem direcionar seu estilo de vida para uma ou outra alternativa de exercícios físicos.

Também é importante dizer que qualquer atividade pode ter caráter fitness ou wellness. A musculação, por exemplo, que comumente está relacionada com treinamentos intensos e pesados pode se tornar uma fonte de prazer e bem-estar quando praticada de maneira mais leve e recreativa. O mesmo vale para o Yoga ou Pilates, que podem se tornar desafiadores e incrivelmente funcionais para atletas de inúmeros esportes diferentes.

No fundo, wellness e fitness são mentalidades distintas. Cabe a você fazer a escolha daquilo que mais esteja de acordo com seus objetivos. Afinal de contas, é possível emagrecer e ser saudável correndo ou nadando, assim como também é plenamente viável aumentar o tônus muscular na musculação ou no Pilates. Tudo depende da prescrição dos exercícios, seu empenho e bem-estar com a atividade escolhida.

É possível chegar ao “meio-termo”?

Para aqueles que não conseguem se enquadrar em nenhuma das duas abordagens de maneira completa, é interessante dizer que sempre existe um meio-termo. É possível que a musculação seja uma atividade intensa e completamente voltada para hipertrofia (ou força) e também é plenamente viável que essa mesma prática se torne uma fonte de prazer e recreação.

É muito importante dizer que ninguém aguenta treinar intensamente todos os dias ou todos os meses. Invariavelmente, é preciso incluir algumas semanas de recuperação ativa para evitar o overtraining ou, até mesmo, algumas lesões musculares.

Nada impede que o yoga também seja adicionado na rotina como um método de relaxamento e, inclusive, de favorecimento da recuperação muscular e aumento da flexibilidade. No fundo, qualquer esporte ou atividade física pode ter o caráter e o objetivo que você quiser.

O importante é permanecer ativo, treinando de maneira regular e constante. Isso é o que gera saúde, resultados e mantém sua autoestima no lugar certo. Os esportes, em si, podem mudar com o tempo, assim como seus interesses.

No final, o interessante é poder contar com um bom espaço, que tenha a infraestrutura necessária para você conseguir seguir de um estilo para outro sem ter nenhum problema. Academias com várias modalidades e com bons professores conseguem garantir essa vantagem para aqueles que gostam de mudanças e de saúde, independentemente de preferir wellness ou fitness.

Gostou do post? Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossa academia. Temos uma equipe preparada e pronta para auxiliar nos seus objetivos, sejam eles do mundo fitness ou wellness!

ebook terceira idadePowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *