Descubra 8 benefícios que a ioga oferece para seu corpo e mente

definir o corpo
Definição muscular: tudo o que você precisa saber para definir o corpo!
3 de junho de 2021
abdômen definido
Abdômen definido: 3 exercícios que te ajudarão a alcançar o seu!
16 de junho de 2021
Mostrar Todos

Descubra 8 benefícios que a ioga oferece para seu corpo e mente

benefícios da ioga

A ioga é uma prática corporal indiana, que foi criada há mais de 5 mil anos e é praticada até hoje. Por meio dela, é possível trabalhar o corpo e a mente de forma equilibrada e harmoniosa, cuidando da saúde física, mental e emocional. Muitos iniciantes que se interessam pela modalidade têm curiosidade em saber quais são os benefícios da ioga, e é por isso que estamos aqui.

Neste post, falaremos especialmente sobre essa prática milenar que atrai a atenção de tantas pessoas ao redor do mundo e que é praticada com a força do corpo, controlando a respiração, os movimentos e a concentração.

Para que você conheça um pouco mais sobre a ioga, listamos 8 benefícios que ela traz para quem pratica. E aí, está curioso para saber quais são eles? Então é só continuar a leitura!

1. Diminui o estresse e a ansiedade

O primeiro benefício da ioga que separamos para você conhecer está relacionado com a saúde mental e diz respeito à diminuição do estresse e da ansiedade. A prática, além de envolver diversos movimentos corporais, trabalha a mente de forma constante.

Normalmente, no início e no final do treinamento, há um momento dedicado especialmente para a meditação. Essa atividade de relaxamento ajuda a aliviar o estresse e organizar as ideias, diminuindo a irritação e a ansiedade.

2. Promove o condicionamento físico

É comum que as pessoas pensem que a ioga é um exercício que trabalha apenas a saúde mental. Apesar dessa crença, a prática corporal também é uma forte aliada ao aumento do condicionamento físico.

Os movimentos utilizando a força do corpo exigem muito dos músculos, promovendo o aumento da massa magra e a queima de gordura. Alguns exercícios, inclusive, são de difícil execução para os iniciantes, necessitando que sejam adaptados constantemente. Junto ao aumento de força, outras capacidades físicas também são melhoradas, como o condicionamento, a resistência, o equilíbrio e a flexibilidade.

3. Ajuda a reduzir gordura corporal e afastar doenças crônicas

A prática da ioga, assim como de qualquer exercício físico, é uma excelente maneira de entrar em forma e reduzir a gordura corporal. Mesmo que os exercícios pareçam simples e fáceis, a atividade exige um grande condicionamento, e leva a um considerável gasto calórico. Além disso, o fortalecimento da musculatura aumenta a massa magra.

A redução da gordura corporal e o ganho de massa magra estão diretamente ligados ao afastamento de doenças crônicas, como a elevação da pressão arterial, problemas cardíacos, sobrepeso e dislipidemia (colesterol elevado). Portanto, a ioga é uma grande aliada da saúde física.

4. Alivia dores corporais

A prática da ioga é uma excelente forma de aliviar dores corporais que atingem grande parte da população. É comum que as pessoas passem muitas horas por dia sentadas, por exemplo, seja no trânsito, seja no trabalho, seja nos momentos de lazer. Esse estilo de vida pode acarretar diversos problemas de postura, acarretando a dor lombar e outros incômodos.

Além disso, costumes rotineiros diversos, como o uso frequente do celular, podem sobrecarregar a coluna cervical e muitas outras partes. Durante uma sessão de ioga, o corpo, além de ser treinado, passa por um momento de relaxamento, diminuindo as dores e evitando lesões.

5. Melhora o sono

A qualidade do sono reflete diretamente na saúde e no bem-estar dos seres humanos. Noites mal dormidas ou com um período prolongado de insônia resulta em um cansaço excessivo, comprometendo o próximo dia e se tornando um círculo vicioso.

Um dos principais benefícios da ioga é diminuir as noites de sono ruins. Durante a prática dessa atividade física, diversos hormônios são produzidos pelo organismo, como a melatonina. Essa substância é responsável por regular o sono, evitando que a pessoa acorde com frequência e permitindo um descanso total e mais duradouro.

6. Aumenta a disposição

O ganho de força muscular, a diminuição da gordura corporal, o alívio da dor e a melhora do sono resultam em outro importante benefício da ioga que eleva a sensação de bem-estar das pessoas: o aumento da disposição.

Quando alguém melhora a saúde, a disposição para realizar tarefas também tende a crescer. Essas características trazem resultados positivos em cascata e, por isso, estão associadas a uma melhora da qualidade de vida.

7. Controla a pressão e a frequência cardíaca

A prática da ioga melhora a respiração, fortalecendo os pulmões e o coração. A consequência desses benefícios é um maior controle da pressão arterial, que tende a se manter estável, evitando um problema comum na população: a hipertensão arterial.

Além disso, os batimentos cardíacos são beneficiados, já que a frequência cardíaca de repouso tende a diminuir com a prática frequente dessa modalidade. Isso quer dizer que o coração trabalha menos para que o sangue circule, preservando esse órgão tão importante para o bom funcionamento do corpo.

8. Pode ser praticada por qualquer pessoa

Por fim, a última e mais importante vantagem associada à prática da ioga é que ela pode ser realizada por qualquer pessoa. Isso mesmo! Não é necessário ter um corpo magro, ser forte ou ser flexível. Isso porque os exercícios podem ser adaptados para todos os níveis, tendo uma elevação de dificuldade progressiva.

Essa característica permite que os praticantes de todas as idades e diferentes níveis de capacidade física possam se beneficiar de todos os outros aspectos positivos que estão relacionados a essa prática corporal milenar e tão apreciada por pessoas de todas as partes do mundo.

Os benefícios da ioga reforçam que ela é uma modalidade realmente completa e que ajuda a melhorar a saúde como um todo. Por meio da prática frequente desse exercício, o corpo é trabalhado de forma integrada, melhorando capacidades físicas e mentais, proporcionando aptidão física, confiança, equilíbrio emocional, serenidade e tranquilidade aos seus praticantes.

E então, gostou de conhecer os benefícios da ioga? Agora que você já sabe o quanto essa modalidade é boa para a saúde, que tal começar a praticar agora mesmo? A Oxigênio Academia oferece essa atividade em sua grade de horários. Entre em contato conosco, faça uma aula experimental e invista na sua saúde agora mesmo!

SAÚDE SEMPREPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *