5 exercícios para melhorar a flexibilidade que você precisa conhecer!

boa postura
Confira 3 dicas de como ter uma boa postura do seu corpo
2 de fevereiro de 2021
bola de pilates
Como usar a bola de Pilates para se exercitar? Veja nossas dicas!
17 de fevereiro de 2021
Mostrar Todos

5 exercícios para melhorar a flexibilidade que você precisa conhecer!

melhorar a flexibilidade

Quem acha que a flexibilidade é necessária apenas para os atletas, precisa rever os seus conceitos. Ser mais flexível traz muitos benefícios para o dia a dia, ajudando a melhorar os reflexos e tornar até as tarefas simples ainda mais fáceis.

Ao melhorar flexibilidade, você protege os seus músculos, articulações e tendões contra lesões e dores, melhora a postura, evita câimbras e relaxa — tanto o músculo quanto o estresse.

Com tantas vantagens, você pode imaginar que os exercícios para melhorar a flexibilidade são difíceis, mas, na verdade, são atividades simples, que podem ser feitas em casa. Basta deixar a preguiça de lado e começar! Confira as nossas dicas.

1. Alongamento dos ombros

Existem duas boas possibilidades para fazer o alongamento dos ombros: puxando para frente, você precisa levantar o seu braço esquerdo até a altura do ombro, apontando para frente. Com a mão direita, puxe esse braço esquerdo esticado para o peito e mantenha a posição por 20 segundos. Relaxe a faça o mesmo movimento com o outro braço.

Puxando para trás, passe o braço esquerdo por trás da cabeça, alcançando a mão nas costas. Segure o cotovelo com a mão direita e pressione por cerca de 20 segundos. Volte à posição inicial e faça o mesmo movimento com o outro braço.

2. Alongamento das pernas

Fique sentado no chão e abra as pernas esticadas, para frente, ao máximo que conseguir. Levante o braço direito e passe por cima da cabeça, e vá dobrando o corpo, como se tentasse tocar o pé esquerdo com a mão direita (mas não é necessário tocar). Mantenha a posição por cerca de 15 segundos e troque o lado. Repita o movimento, pelo menos, duas vezes em cado lado.

3. Alongamento do flexor do quadril

Fique de joelho em cima de uma esteira ou outro local confortável. Leve a perna esquerda para frente, formando um ângulo de 90 graus, enquanto o joelho esquerdo fica no chão, sem se mexer. Coloque as duas mãos em cima do joelho esquerdo e incline os quadris para frente, segurando a posição entre 15 e 30 segundos. Volte à posição inicial e repita o exercício com a outra perna.

4. Alongamento de pescoço

Certamente, você já fez esse movimento nas aulas de Educação Física: fique em pé e coloque a mão esquerda no lado direito da cabeça. Lentamente, puxe a cabeça na direção do ombro esquerdo. Mantenha a posição por 30 segundos e relaxe. Em seguida, faça o movimento para o outro lado: mão direita puxa a cabeça para o ombro direito.

5. Ponte com extensão de perna

Deite de costas, mantendo os joelhos flexionados e os calcanhares no chão. Alinhe os pés com os braços e os ombros, enquanto as mãos ficam viradas para o chão. Contraia o tronco e suba os quadris. Ainda nessa posição elevada, contraia os glúteos e o abdômen, evitando forçar a lombar.

Mantenha-se na posição, levante um pé e estenda essa perna para frente. Repita o movimento com a outra perna. Para manter a estabilidade, sempre que trocar de perna, mantenha os quadris elevados e estendidos, sem relaxar o bumbum.

Apesar de os alongamentos serem simples e fáceis de executar, é preciso ter cuidado para manter as posições corretas e não forçar demais os músculos. Lembre-se de que todas as pessoas têm as suas limitações e é fundamental respeitar as suas, para não se machucar. Comece aos poucos e perceba como o seu corpo vai ganhando flexibilidade.

Melhorar flexibilidade é essencial para se proteger de lesões e vale lembrar que perdemos essa capacidade, naturalmente, com o passar dos anos, principalmente se não nos dedicamos aos treinos e exercícios. Dedique alguns minutos do seu dia para essa atividade, evite dores, melhore o equilíbrio e muito mais!

Se você gostou deste conteúdo, siga o nosso Instagram para conferir mais dicas de saúde e bem-estar!

treinar na academia ou treinar em casaPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *