Confira 3 dicas de como ter uma boa postura do seu corpo

bioimpedância
O que é o exame de bioimpedância e por que ele é importante?
1 de fevereiro de 2021
melhorar a flexibilidade
5 exercícios para melhorar a flexibilidade que você precisa conhecer!
8 de fevereiro de 2021
Mostrar Todos

Confira 3 dicas de como ter uma boa postura do seu corpo

boa postura

Manter uma boa postura é essencial para garantir mais qualidade de vida em diferentes aspectos. À primeira vista, a postura adequada melhora a aparência e, consequentemente, a autoestima, já que a pessoa se apresenta e se vê de forma melhor.

Mas os benefícios vão além, sendo fundamental para todo o corpo: a respiração, os músculos, as articulações e a digestão são alguns exemplos do que é diretamente impactado pela postura.

Como ter uma boa postura, afinal? Manter a cabeça alta, os ombros retos e a coluna ereta durante todo o dia pode parecer um desafio. Mas é possível e vale muito a pena. Confira as nossas dicas para conseguir!

1. Conheça a anatomia do seu corpo

Em primeiro lugar, é importante saber que uma boa postura diz respeito ao alinhamento do corpo de uma forma que os ossos, as articulações e os músculos possam garantir a sustentação e os movimentos, sem que eles sejam afetados de forma negativa.

Para conseguir esse resultado, é fundamental conhecer qual é a posição natural da sua coluna — e não pense que será preciso buscar um profissional da área para mostrar isso: basta imaginar que um fio se estende desde a sua nuca até o cóccix, e precisa manter-se reto e esticado.

Sentado, é preciso manter as costas eretas, os ombros para trás e os glúteos encostados na parte de trás da cadeira.

Certamente, manter-se assim requer muita atenção e prática, já que a nossa tendência natural é “ir escorregando” para um dos lados, para frente ou atrás. Mas vale muito a pena começar a se observar e se corrigir.

2. Respeite a curvatura da lombar

Fisiologicamente falando, a nossa espinha precisa estar alinhada de acordo com as três curvaturas anatômicas naturais:

  • cervical: entre o pescoço e os ombros;
  • torácica: no meio das costas;
  • lombar: entre as costas e o início do bumbum.

Ou seja, não é necessário que a espinha fique 100% reta. Ela precisa respeitar essas curvaturas do seu corpo.

3. Apoie o peso do corpo nos dois pés

Os problemas mais comuns causados pela má postura estão relacionados a inclinação errada, o excesso de peso em um dos ombros e as posições ruins durante o dia, até mesmo quando estamos sentados ou deitados.

O ideal é sempre distribuir o peso do corpo nos dois pés, ainda que você esteja sentado. Isso significa que cruzar as pernas não é a melhor opção, pois essa posição sobrecarrega um dos quadris.

Portanto, sente-se com a coluna ereta e com os pés totalmente encostados no chão, formando um ângulo de 90 graus em seus joelhos — inclusive enquanto dirige. Se tiver dificuldade em manter a posição, utilize um apoio sobre os pés e uma almofada confortável na cadeira.

A mesma angulação de 90 graus vale para a posição dos ombros quando você está sentado em frente ao computador, por exemplo. E sempre olhe para frente.

Por fim, lembre-se que o nosso corpo não foi feito para ficar parado. O sedentarismo e a falta de exercícios físicos são grandes vilões também da saúde da coluna. Portanto, agora que você sabe como ter uma boa postura, alongue-se frequentemente e vigie as suas posições. Provavelmente, se você sofre com dores nas costas, elas já vão ser aliviadas com esses novos hábitos.

A gente aposta que você já melhorou a sua postura depois de ler este texto! Para conferir mais conteúdos como este, siga as nossas redes sociais.

treinar na academia ou treinar em casaPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *