Confira 3 dicas de como ter uma boa postura do seu corpo

bioimpedância
O que é o exame de bioimpedância e por que ele é importante?
1 de fevereiro de 2021
melhorar a flexibilidade
5 exercícios para melhorar a flexibilidade que você precisa conhecer!
8 de fevereiro de 2021
Mostrar Todos

Confira 3 dicas de como ter uma boa postura do seu corpo

boa postura

Manter uma boa postura é essencial para garantir mais qualidade de vida em diferentes aspectos. À primeira vista, a postura adequada melhora a aparência e, consequentemente, a autoestima, já que a pessoa se apresenta e se vê de forma melhor.

Mas os benefícios vão além, sendo fundamental para todo o corpo: a respiração, os músculos, as articulações e a digestão são alguns exemplos do que é diretamente impactado pela postura.

Como ter uma boa postura, afinal? Manter a cabeça alta, os ombros retos e a coluna ereta durante todo o dia pode parecer um desafio. Mas é possível e vale muito a pena. Confira as nossas dicas para conseguir!

1. Conheça a anatomia do seu corpo

Em primeiro lugar, é importante saber que uma boa postura diz respeito ao alinhamento do corpo de uma forma que os ossos, as articulações e os músculos possam garantir a sustentação e os movimentos, sem que eles sejam afetados de forma negativa.

Para conseguir esse resultado, é fundamental conhecer qual é a posição natural da sua coluna — e não pense que será preciso buscar um profissional da área para mostrar isso: basta imaginar que um fio se estende desde a sua nuca até o cóccix, e precisa manter-se reto e esticado.

Sentado, é preciso manter as costas eretas, os ombros para trás e os glúteos encostados na parte de trás da cadeira.

Certamente, manter-se assim requer muita atenção e prática, já que a nossa tendência natural é “ir escorregando” para um dos lados, para frente ou atrás. Mas vale muito a pena começar a se observar e se corrigir.

2. Respeite a curvatura da lombar

Fisiologicamente falando, a nossa espinha precisa estar alinhada de acordo com as três curvaturas anatômicas naturais:

  • cervical: entre o pescoço e os ombros;
  • torácica: no meio das costas;
  • lombar: entre as costas e o início do bumbum.

Ou seja, não é necessário que a espinha fique 100% reta. Ela precisa respeitar essas curvaturas do seu corpo.

3. Apoie o peso do corpo nos dois pés

Os problemas mais comuns causados pela má postura estão relacionados a inclinação errada, o excesso de peso em um dos ombros e as posições ruins durante o dia, até mesmo quando estamos sentados ou deitados.

O ideal é sempre distribuir o peso do corpo nos dois pés, ainda que você esteja sentado. Isso significa que cruzar as pernas não é a melhor opção, pois essa posição sobrecarrega um dos quadris.

Portanto, sente-se com a coluna ereta e com os pés totalmente encostados no chão, formando um ângulo de 90 graus em seus joelhos — inclusive enquanto dirige. Se tiver dificuldade em manter a posição, utilize um apoio sobre os pés e uma almofada confortável na cadeira.

A mesma angulação de 90 graus vale para a posição dos ombros quando você está sentado em frente ao computador, por exemplo. E sempre olhe para frente.

Por fim, lembre-se que o nosso corpo não foi feito para ficar parado. O sedentarismo e a falta de exercícios físicos são grandes vilões também da saúde da coluna. Portanto, agora que você sabe como ter uma boa postura, alongue-se frequentemente e vigie as suas posições. Provavelmente, se você sofre com dores nas costas, elas já vão ser aliviadas com esses novos hábitos.

A gente aposta que você já melhorou a sua postura depois de ler este texto! Para conferir mais conteúdos como este, siga as nossas redes sociais.

SAÚDE SEMPREPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *