Envelhecimento ativo: o que é e como ter uma melhor qualidade de vida?

pulseiras fitness
Pulseiras fitness e smartwatches: como extrair o máximo de benefícios desses gadgets durante o treino?
10 de agosto de 2021
Mostrar Todos

Envelhecimento ativo: o que é e como ter uma melhor qualidade de vida?

envelhecimento ativo

Por muito tempo, envelhecer foi visto como um problema. A chegada da “terceira idade” seria, certamente, acompanhada de inúmeros problemas de saúde, dores por todos os lados e, claro, um tic tac insistente que nos diria que o tempo está acabando. Felizmente, isso é coisa do passado.

Hoje, a Medicina e outros campos da saúde trabalham com o conceito de envelhecimento ativo. Aqui, o objetivo é fazer com que as pessoas cheguem à fase idosa com vitalidade, qualidade de vida, energia e altamente produtivos. E esse é um trabalho que deve ser iniciado o quanto antes.

Quer saber como garantir um envelhecimento ativo? Essas dicas são válidas tanto para quem já está quase nessa faixa etária, como para quem ainda é bem jovem. O quanto antes você começar a mudar os seus hábitos, melhor!

O que é envelhecimento ativo?

Para você, o que seria viver de uma maneira ativa? É bem provável que você tenha imaginado uma pessoa se exercitando ou, até mesmo, “cuidando da própria vida”. E é exatamente esse o espírito do envelhecimento ativo.

A ideia é caprichar nos cuidados preventivos e fazer com que as pessoas cheguem à terceira idade saudáveis e ativas, tanto mentalmente quanto fisicamente. É desmistificar a ideia de que idosos são seres dependentes e que vivem como “grandes crianças”, sendo capazes de ter uma vida plena, com longevidade e muita diversão.

Quais são os seus benefícios?

Alguns dos benefícios do investimento em cuidados preventivos para a obtenção de um envelhecimento ativo são:

  • mais longevidade;
  • mais qualidade de vida;
  • menos problemas de saúde;
  • mais autonomia;
  • mais felicidade;
  • mais diversão.

E muitos outros! Ah, e não podemos nos esquecer: ainda que estejamos batendo na tecla da prevenção, saiba que nunca é tarde para começar. Por isso, se você já for um idoso — ou conhecer alguém que já chegou nessa faixa etária —, não se preocupe. A mudança de hábitos é benéfica para todos, e a hora de começar a planejar o envelhecimento ativo é agora!

Como garantir um envelhecimento ativo?

Agora, veremos algumas dicas práticas para garantir o envelhecimento ativo. Vamos lá?

Faça atividades físicas

A prática de atividades físicas é um dos pilares do envelhecimento ativo. Aqui, tudo é válido: fazer uma academia, realizar caminhadas leves, fazer ioga, investir em treinos de força e definição, dançar ou, simplesmente, passear com o seu cãozinho de estimação.

O importante é que você escolha uma atividade que agrade e que mantenha a frequência. Exercícios físicos devem fazer parte da rotina e a sua prática é recomendada, pelo menos, 3 vezes na semana. Assim, seu corpo se manterá saudável, o estresse será mandado para longe e o sedentarismo não será um problema!

Tenha uma alimentação saudável

A alimentação é outro pilar importantíssimo para um envelhecimento saudável. Afinal, é a partir dela que conseguimos os nutrientes essenciais para que as nossas células funcionem adequadamente. Os pratos devem ser variados, coloridos e repletos de vegetais. Além de nos ajudarem a manter um corpo mais enxuto, eles colaboram para a ingestão de todos os nutrientes de que precisamos. As proteínas podem vir de origem vegetal ou animal, mas a dica é: varie os ingredientes, sempre que possível.

Hidrate-se frequentemente

O nosso corpo é composto, em média, por 75% de água. Isso já mostra toda a importância desse composto para a nossa sobrevivência. Por isso, não deixe para se hidratar apenas quando sentir sede: faça disso um hábito e evite a desidratação, que desacelera o nosso metabolismo e traz uma série de problemas para a saúde.

Lembrando que a melhor maneira de tomar água é ter uma garrafinha sempre por perto. E nada de bebê-la de uma só vez! Tome pequenas quantidades ao longo do dia, para garantir que a absorção e aproveitamento serão adequados.

Cuide do seu sono

Dormir bem é fundamental, tanto para o nosso corpo, quanto para a mente. Por isso, invista em hábitos que podem ajudá-lo a manter uma rotina mais rígida nesse aspecto. O primeiro seria ter horários para ir para a cama e acordar, algo que ajuda muito na regulação do relógio biológico. Depois, evitar alimentos pesados antes de dormir e desligar aparelhos eletrônicos, pelo menos, 30 minutos antes do momento de ir para a cama. São dicas bem úteis!

Mantenha a mente ativa

Uma das grandes inimigas do envelhecimento ativo é a “estagnação” da mente. Ainda que o ócio seja necessário, é impossível fazer com que ele seja o padrão de seus dias. Mantenha, portanto, a sua mente sempre ligada, seja lendo um livro, aprendendo um novo instrumento ou idioma ou, simplesmente, assistindo algum programa de televisão. Mas, faça coisas que sejam produtivas e estimulantes!

Faça aquilo que gosta

Além disso, é importante fazer algo que você gosta. E, claro, isso envolve qualquer tipo de hobby. Além dos que foram citados acima, podemos ressaltar a importância de ouvir música, ir ao teatro, ver um bom filme…. Não há regras! O importante é relaxar e se divertir. A nossa vida não deve ser pautada exclusivamente em nossa profissão — ainda que ela seja muito importante. Tirar um tempo para fazer coisas apenas para você é essencial.

Realize check-ups frequentes

Outra dica importante para o envelhecimento ativo é visitar o médico com uma certa frequência. Lá, faça os exames de rotina e garanta que tudo está bem com a sua saúde. Uma das vantagens dos check-ups é a possibilidade de diagnóstico precoce de uma série de doenças, fazendo com que tratá-las seja muito mais simples. E, claro, a obtenção de dicas, para que você possa ter uma vida mais saudável!

Tenha uma vida social ativa

Por fim, nada de se manter recluso, ok? Para um envelhecimento ativo, é muito importante que você desenvolva relações de amizade com outras pessoas e tenha uma vida social também ativa. Uma ótima dica para conseguir novos amigos é fazer a matrícula em uma academia. Assim, você cuida da sua saúde, diverte-se e ainda conhece gente nova. São vários benefícios em apenas um lugar!

Gostou de conhecer mais sobre o envelhecimento ativo? A ideia de que idosos são dependentes é superultrapassada! Hoje, sabemos que é possível envelhecer com dignidade e qualidade de vida, mantendo a autonomia e a vontade de viver. Invista nesse propósito!

Para não perder nenhuma dica de nosso blog, assine a newsletter presente na página! Preencha o seu e-mail e receba, periodicamente, um aviso sobre as novas publicações. Até a próxima!

SAÚDE SEMPREPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *