Treinamento para gestantes e seus benefícios.

treinamento para gestantes

Treinamento para gestantes e seus benefícios.

Há muito existe um tabu quando o assunto é treinamento para gestantes. Mas, com o passar dos anos e com o avanço em estudos, muitos conceitos estão mudando e os obstetras estão vendo como é importante incluir o treinamento na rotina das mulheres gestantes para que estas futuras mães tenham uma gestação e um parto tranquilos.

Também é importante salientar que deve existir uma parceria entre o médico e o profissional de educação física para que seja possível traçar uma rotina de treinamento que traga benefícios à gestante, já que o treinamento deve ser específico e cada gestação tem suas peculiaridades.

Continue lendo e confira os benefícios do treinamento para as futuras mamães!

Melhora da circulação sanguínea

A circulação sanguínea é um dos grandes problemas durante a gravidez. Durante essa fase, podem ocorrer alterações hormonais que sustentam a gestação, que podem ser agravadas por fatores hereditários, como histórico de varizes.

Por outro lado, quando a futura mamãe frequenta a academia e realiza exercícios sob orientação de um profissional de educação física, o quadro pode melhorar bastante. Isso ocorre por conta de uma série de mudanças fisiológicas positivas e do trabalho de contração dos músculos das pernas, sobretudo as panturrilhas, que empurram o sangue para cima.

Compreensão das mudanças corporais

Um dos grandes desafios do período da gravidez são as mudanças corporais. Muitas mulheres têm sérios problemas com isso e enfrentam dificuldades ainda maiores, como o acúmulo excessivo de gordura ou a mudança natural do centro de gravidade em função do crescimento do bebê, que pode causar desequilíbrios.

No entanto, com o treinamento para gestantes, tudo muda de figura. Há mais força e consciência para sustentar o novo físico, tanto nos primeiros meses quanto nos últimos. A adaptação se torna mais fácil como um todo, com menos desconfortos musculares e ósseos, além de mais facilidade na hora de dormir.

Fortalecimento da região do core

Você sabe o que é a região do core? É uma área do corpo humano na qual estão situados numerosos músculos, que têm a função primordial de estabilizar e controlar a bacia, a pélvis e o abdome. Na prática, como a musculatura fica ao redor do tronco, ela está intimamente ligada com o centro de gravidade do corpo, bastante afetado na gestação.

Por isso, exercícios para fortalecimento do core são muito importantes, inclusive na região lombar. Com isso, a futura mamãe terá muito mais equilíbrio, mesmo que o crescimento da barriga cause alterações e torne o cenário mais desafiador. Mais uma vez, vale lembrar que os treinos devem ser realizados sob orientação de um profissional de educação física e com liberação médica.

Aumento da capacidade respiratória

Você sabia que as futuras mamães costumam enfrentar alguns problemas respiratórios durante a gravidez, especialmente nos meses finais da gestação? Isso ocorre, sobretudo, porque o bebê vai crescendo e tomando o seu espaço, o que faz com que vários órgãos internos acabem sendo comprimidos, inclusive os pulmões.

Dessa maneira, a expansibilidade dele fica menor, podendo ocasionar sintomas como falta de ar e respiração ofegante. No entanto, isso ocorre muito menos em mulheres que praticam exercícios, sobretudo os aeróbicos, como caminhadas e corridas. Assim, os incômodos costumam ser menores e o cansaço, comum no último trimestre, também diminui.

Como você pôde ver, o treinamento para gestantes é muito recomendável e traz muitos benefícios. No entanto, não se esqueça de que os exercícios só devem ser feitos sob orientação de um profissional de educação física e com liberação médica.

Gostou de aprender mais sobre o treinamento para gestantes? Então, não deixe de seguir os perfis da Oxigênio Academia nas redes sociais!

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link