Exercícios cardiovasculares: 5 benefícios e cuidados na hora de treinar

benefícios da dança
Conheça 6 benefícios da dança para o corpo e a mente
3 de agosto de 2020
mindfulness
Conheça 3 benefícios do mindfulness e adote já essa prática na sua rotina!
16 de setembro de 2020
Mostrar Todos

Exercícios cardiovasculares: 5 benefícios e cuidados na hora de treinar

Os exercícios cardiovasculares, também conhecidos como cardio, metabólico ou aeróbio são aqueles que utilizam oxigênio para gerar energia muscular. Eles melhoram o desempenho do coração e a capacidade cardiorrespiratória, trazendo diversos benefícios para o organismo.

Alguns exemplos desses tipos de exercícios são: caminhada longa, corrida, bike, aulas coletivas, treinamento funcional, lutas, pular corda, musculação com alta intensidade e esportes variados.

Devido à importância dos exercícios cardiovasculares para a saúde, criamos este post recheado de informações sobre o assunto. Nele, você vai saber quais os benefícios de praticá-los e alguns cuidados que devem ser tomados na hora de treinar. Ficou curioso? Então é só continuar acompanhando!

Benefícios dos exercícios cardiovasculares

Os exercícios cardiovasculares trazem diversas vantagens para o organismo, e todas elas estão relacionadas à melhora da saúde física e mental. A seguir separamos 5 benefícios desse tipo de treino. Confira!

1. Fortalecimento do coração

O primeiro grande benefício de realizar o treino cardio é o fortalecimento do coração. O aumento da frequência cardíaca que acontece durante essas atividades faz com que haja um maior fortalecimento do músculo cardíaco.

Além disso, a atividade física aeróbia também faz com que a circulação sanguínea aumente, resultando em um maior fluxo sanguíneo pelas paredes das veias e artérias. Esse fluxo aumentado faz com que as gorduras não fiquem acumuladas nas paredes arteriais.

Essa ação, além de evitar a arteriosclerose e proteger o órgão de problemas cardíacos como hipertensão, AVC, arritmia e infarto, também faz com que o coração seja cada vez mais forte.

2. Alívio do estresse

O estresse é um dos problemas relacionados à saúde mental que mais afeta as pessoas atualmente. Por decorrência da rotina corrida e com diversas cobranças diárias, é comum que o ser humano conviva com um estresse elevado. Essa situação pode ocasionar problemas cardíacos, aumento da pressão e diversos outros distúrbios prejudiciais à saúde, como a alteração de humor.

O exercício físico cardiovascular é um excelente aliado para aliviar o estresse. Isso acontece, porque durante o treinamento dois importantes neurotransmissores são produzidos de forma mais elevada pelo organismo: a serotonina e a endorfina. Essas substâncias estão diretamente relacionadas a sensação de felicidade e bem-estar. Portanto, quando são liberadas de forma aumentada elas ajudam na redução do estresse.

3. Perda de gordura corporal

O nível elevado de gordura no corpo pode entupir vasos sanguíneos, dificultando o funcionamento do músculo cardíaco e resultando nos diferentes problemas crônicos que já vimos anteriormente.

Além disso, a gordura em excesso também causa um incômodo em muitas pessoas devido à aparência que ela ocasiona. Um dos principais benefícios dos exercícios cardiovasculares é justamente a prevenção dessa situação, impulsionando a perda de gordura corporal.

Durante o treinamento aeróbico há um elevado gasto de energia, que varia conforme o tempo de duração do exercício e a intensidade. O mais indicado para a perda de gordura é um treino cardiovascular de duração prolongada, entre 30 e 60 minutos. Nesses casos, é importante manter uma intensidade moderada, evitando alcançar a fadiga.

4. Melhora do condicionamento físico

O condicionamento físico é a capacidade do corpo de responder a diferentes situações que exijam dele um maior desempenho. Pessoas com baixo condicionamento físico têm dificuldade de realizar tarefas básicas da vida diária, como subir escadas ou percorrer distâncias curtas caminhando.

O exercício aeróbio realizado com frequência melhora consideravelmente o condicionamento físico, fazendo com que o corpo fique mais resistente e que sinta menos cansaço durante as atividades e os exercícios diários.

Com isso, a pessoa consegue fazer treinos cada vez mais longos e com maiores intensidades. Essa elevação do condicionamento reflete em uma melhor qualidade de vida, já que a disposição aumenta.

5. Afastamento de doenças crônicas

Por fim, o último benefício que trouxemos para você é o afastamento das doenças crônicas. Como vimos, os exercícios cardiovasculares têm uma alta queima calórica e um importante fortalecimento muscular. Essa diminuição de gordura associado ao ganho de massa magra é fundamental para evitar diversas doenças crônicas como: hipertensão, obesidade e diabetes.

Além disso, o treino cardio também contribui para manter a síndrome metabólica afastada. Essa condição se estabelece quando três dos cinco fatores a seguir estão presentes no organismo:

  • obesidade central (comprimento da cintura elevado);
  • pressão arterial alta;
  • diabetes ou glicemia alterada;
  • triglicerídeos elevado;
  • HDL (colesterol) elevado.

Cuidados na hora de treinar

Agora que você já sabe os principais benefícios do treino cardiovascular, chegou o momento de aprender a realizá-los de forma segura e com maior aproveitamento. Veja a seguir duas importantes dicas.

Acessórios adequados

O primeiro cuidado que deve ser tomado antes de começar a se exercitar é utilizar sempre os acessórios adequados para a prática. Por isso, sempre escolha roupas leves, de preferência com tecidos que absorvam o suor.

Além disso, o calçado correto para o tipo de atividade que você vai fazer também é indispensável. Além de aumentar a performance eles previnem lesões. Portanto, se for correr use um bom tênis de corrida. Se for treinar na academia escolha modelos que se encaixem nesse fim, e assim por diante.

Escolha de uma academia de qualidade

Além dos acessórios corretos, outro importante cuidado a ser tomado é escolher uma academia de qualidade para realizar a atividade cardiovascular da melhor forma. Prefira locais que ofereçam diversas possibilidades de exercícios, assim você pode combinar o seu treino, aumentando os resultados.

É necessário também contar com a ajuda de profissionais especializados. Realizar exercícios sem um acompanhamento adequado pode ser perigoso para a saúde, causando lesões. Além disso, provavelmente você não terá os resultados esperados.

Adicionar exercícios cardiovasculares à rotina é uma importante ação para aqueles que desejam melhorar a saúde, aumentar a qualidade de vida, manter as doenças afastadas e ter uma vida mais ativa e saudável.

Agora que você já sabe quais são os benefícios dos exercícios cardiovasculares e os cuidados que devem ser tomados ao realizá-los, que tal começar a prática agora mesmo? Entre em contato com a Academia Oxigênio e aproveite o Free Pass de três dias para experimentar diferentes modalidades e escolher a que mais se encaixa com você!

treinar na academia ou treinar em casaPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *