Como começar a correr: 7 dicas para colocar em prática ainda hoje!

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Como começar a correr: 7 dicas para colocar em prática ainda hoje!

começar a correr

Não importa se você prefere contar com os benefícios de se exercitar dentro de uma boa academia ou gosta de treinos ao ar livre: se movimentar é algo natural para o ser humano e o sedentarismo não faz bem para a saúde. Pensando nisso, resolvemos preparar um conteúdo com 7 dicas para que você possa começar a correr ainda hoje!

Trata-se de uma atividade física excelente e que não guarda muitos segredos, o que não dispensa a necessidade de contar com orientação profissional, além de tomar alguns cuidados básicos para não sofrer com lesões e manter sua integridade física. Quer descobrir como fazer isso? Então, continue a leitura do post!

1. Escolha um bom tênis

A primeira dica para quem está pensando em começar a correr ainda hoje consiste em escolher um bom tênis. Afinal, embora esteja entre os exercícios mais simples e naturais para o ser humano, as superfícies variam bastante e você não pode se dar ao luxo de acabar tendo alguma lesão, como bolhas, fraturas por stress ou torções.

Por isso, não hesite em experimentar modelos de várias marcas e também tamanhos, porque a numeração varia muito. Embora os fabricantes renomados sejam uma garantia de qualidade, nem sempre o mais caro é a melhor opção. Fique de olhos atentos para as costuras, considere a estabilidade e, se possível, tenha mais de um par, para aumentar a vida útil.

2. Comece pelas caminhadas

Você já decidiu qual o modelo de tênis mais indicado para você? Então, é hora de partir para o movimento, não é mesmo? No entanto, isso não quer dizer que você deva sair correndo por aí, especialmente se vier de muito tempo sem prática de exercícios aeróbicos. As caminhadas são uma excelente maneira de ir se adaptando ao movimento e treinando os pulmões.

O melhor de tudo é que é uma atividade com grande versatilidade, tendo em vista que pode ser feita em uma pista, no quarteirão da sua casa ou em uma boa esteira, na academia de ginástica. Comece com vinte ou trinta minutos por dia, cinco dias por semana, aumentando o período conforme o seu condicionamento permitir.

3. Parta para a corrida intervalada

Você já ficou algumas semanas fazendo caminhadas e elas não são mais um desafio para você? Isso quer dizer que chegou a hora da corrida propriamente dita, que pode ser feita com intervalos. É uma maneira de ter resultados mais rápidos sem você acabar extenuado no final do dia ou, pior ainda, com risco de lesões.

Existem diversas estratégias disponíveis para isso, mas uma das mais populares e efetivas é a que reveza 2 minutos de trotes com 3 minutos de caminhadas. A cada semana, você pode adicionar um minuto na fase de corrida, até conseguir percorrer todo o percurso planejado, sem ter que para recuperar o fôlego.

4. Aprenda a identificar incômodos

Não tem jeito: quem é ativo e deseja desafiar o próprio corpo precisa entender as mensagens que ele passa. Na prática, o que ocorre na grande maioria das vezes são dores discretas e até relaxantes, que ajudam a ter uma noite de sono mais gostosa. Entretanto, quando a intensidade for maior ou incapacitante, é hora de não forçar a barra.

Tenha em mente que aquela dor na lateral das costelas não é o fim do mundo, pois é recorrente para boa parte dos corredores do planeta. Para evitá-la, você deve adequar seu ritmo, respirar adequadamente, evitar alimentos sólidos por cerca de duas horas antes do treino e sempre beber líquidos, mas em pequenas quantidades.

5. Tenha um cardápio adequado

Uma escolha inteligente dos alimentos deve fazer parte de qualquer treino, seja ele aeróbico, com pesos, visando a saúde ou pensando em estética. O lado bom disso é que, para quem não é profissional ou está treinando para as próximas Olimpíadas, um básico bem-feito pode trazer resultados surpreendentemente positivos, desde que haja comprometimento.

Corridas diárias unidas a uma alimentação baseada em frutas, legumes, verduras, sementes e proteínas magras, por exemplo, podem transformar seu corpo e sua mente. Repense suas escolhas para refeições e lanches, evitando ter processados e embutidos em casa. A hidratação é outro ponto relevante, com água, água de coco e isotônicos.

6. Respeite o tempo de recuperação

Você está indo super bem, não consegue mais ficar um dia sem corrida e os resultados estão vindo de maneira acachapante? Isso é ótimo, mas o tempo de recuperação é mais importante do que você pode imaginar. Sem ele, você não apenas aumenta suas chances de lesões, como também pode ver sua performance começar a diminuir rapidamente.

Não se esqueça de que o seu corpo precisa se adequar às novas demandas e até mesmo seu sistema cardiovascular vai se adaptando, o que não ocorre de uma hora para outra. Caso você faça percursos mais extenuantes, intercale um dia de atividade e um de descanso. Para quem pega mais leve, o fim de semana de repouso já pode ser suficiente.

7. Conte com ajuda profissional

Contar com ajuda profissional é essencial quando queremos fazer algo que não compreendemos totalmente, sobretudo quando isso envolve nossa saúde e bem-estar. Por isso, as dicas acima só têm total valor quando você tem a autorização do seu médico de confiança para começar a correr, depois que ele realizar as avaliações necessárias.

O mesmo vale para o auxílio de um educador físico, pois somente ele consegue promover um programa de treinamentos adequado para seus anseios, expectativas e objetivos. Além disso, ele pode intercalar a corrida com a academia de ginástica, algo que pode promover os melhores resultados e colocá-lo em um nível excepcional.

Pronto! Seguindo essas dicas, você pode começar a correr ainda hoje! Para evitar dores e lesões, não se esqueça da importância de fazer o alongamento após sua atividade!

Gostou das nossas 7 dicas para começar a correr ainda hoje? Quer contar com ajuda profissional para manter sua saúde e seu físico em dia? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

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