Exercícios educativos são movimentos fracionados que o aluno ou o atleta faz para melhorar a técnica do movimento de um determinado exercício.
O princípio dos educativos é simples. Fracionar os movimentos de um determinado exercício e trabalhar cada fase específica. Sua prática faz com que a pessoa adquira consciência corporal e aprimore a técnica de execução de determinado exercício, minimizando eventuais erros posturais e biomecânicos.
Dentre os principais efeitos dos educativos estão o ajuste na amplitude do movimento, no posicionamento corporal e a melhora da postura.
Os exercícios educativos devem ser realizados no inicio do treino como complemento dos exercícios (fases), ou como aquecimento e podem ser feitos todos os dias, contudo, há alguns indicados para a fase preparatória e outros para a melhora da amplitude do movimento.
É importante respeitar o padrão de movimento de cada indivíduo, dando atenção especial à sua postura natural. A individualidade dentro de certos limites deve ser respeitada e, com o decorrer dos treinos, seu padrão será aprimorado, melhorando com isto a eficiência do exercício.
Professor Augusto