Confira 7 melhores exercícios para afinar a cintura

exercícios para afinar a cintura

Confira 7 melhores exercícios para afinar a cintura

Ter uma cintura bonita e marcada é o sonho de muitas mulheres que treinam. Tendo em vista esse objetivo, o ideal é fazer exercícios para afinar a cintura. Existem inúmeras práticas que podem ajudar nessa tarefa.

Além disso, é de extrema importância que a pessoa tenha uma boa frequência nos treinos, pois sem esforço é impossível conquistar o objetivo desejado. Para isso, são necessários planejamento e acompanhamento de profissionais qualificados. Vale ainda lembrar que, para ter uma cinturinha de pilão, além dos exercícios, é preciso criar hábitos de alimentação saudável.

Quer saber mais sobre os melhores exercícios para afinar a cintura? Continue a sua leitura!

Como a prática de exercícios pode ajudar a afinar a cintura e qual a importância de inclui-los no treino?

Praticar atividades físicas regularmente, com foco, pode mudar todo o corpo. Além de tonificar os músculos abdominais, os exercícios podem ser voltados para a parte dos braços e para afinar a cintura.

No entanto, muitos outros benefícios podem ser obtidos, tais como:

  • melhora da sustentação da coluna;
  • melhora da postura;
  • menos dores nas costas;
  • mais movimento das articulações;
  • fortalecimento dos músculos, evitando que fiquem atrofiados.

É importante destacar que os pesos que são incluídos nos movimentos devem ser aumentados após um certo tempo de treino. Mas saiba que, para não se lesionar, é importante que as atividades físicas sejam feitas de maneira correta, seguindo orientações de um professor de educação física ou personal.

Quais são os exercícios que ajudam a afinar a cintura?

Para aqueles que malham, o importante é ter um programa de treinamento completo e que tonifique todos os músculos do corpo. A fim de que a cintura fique mais bonita e bem delineada, um dos primeiros passos é perder gordura abdominal. Além disso, veja abaixo quais são os exercícios que ajudam a afinar a cintura!

1. Abdominal cruzado

Esse é um dos melhores exercícios para afinar a cintura. O melhor de tudo é que ele é muito indicado para aquelas pessoas que, além de perder medidas na cintura, também querem tonificar a barriga. Para fazê-lo, é preciso:

  • deitar-se de barriga para cima;
  • dobrar as pernas;
  • cruzar uma perna sobre a outra;
  • colocar a mão atrás da orelha.

Já em posição, a pessoa pode começar a levar o cotovelo até a perna oposta. Será possível perceber toda a musculatura da lateral da barriga e da parte frontal se movimentando. Poderão ser feitas 3 séries de 12, ou mais, como o personal indicar.

2. Prancha frontal

Tal exercício é importante para a parte da cintura, pois é voltado para todos os músculos posteriores do corpo. Ele tem um alto poder de fortalecimento e tonificação. Sua execução é simples, basta seguir os seguintes passos:

  • deitar-se no chão, de barriga para baixo, com um colchonete;
  • apoiar o antebraço no chão;
  • levantar o tronco e as pernas do chão;
  • o peso do corpo será apoiado pelos braços e ponta dos pés;
  • a coluna deve ficar totalmente reta;
  • contraia o abdome;
  • permaneça na posição por 1 minuto e descanse.

O exercício pode ser repetido por 3 ou 4 vezes.

3. Giro russo

Esse famoso exercício movimenta toda a parte do abdômen, fazendo a sua torção. Para realizá-lo, basta seguir estes passos:

  • sentar-se no chão;
  • cruzar as pernas e levantá-las levemente;
  • segurar as mãos com os dedos entrelaçados, como se fosse fazer uma oração;
  • só com a força do abdômen contraído, girar o tronco para a esquerda e a direita.

Acredita-se que esse movimento seja praticado para aumentar a explosividade no tronco. Consequentemente, auxilia no objetivo de ter uma cintura fina.

4. Twist com bola

No twist com bola, além da força dos membros superiores e dos músculos abdominais ser trabalhada, a pessoa aumentará a coordenação motora e o equilíbrio. Para fazê-lo, basta seguir alguns passos, como:

  • sentar-se no chão;
  • levantar os pés;
  • manter a coluna na posição correta;
  • pegar a bola nas mãos;
  • movimentar a bola de um lado para o outro, segurando-a, sem que os pés toquem o solo.

Assim, a silhueta será trabalhada em conjunto com outros pontos do corpo.

5. Torção de tronco

Como o próprio nome sugere, a torção de tronco nada mais é do que um exercício no qual a pessoa deve se manter em pé, com os pés afastados, e realizar o movimento de torção de maneira contínua. O exercício também pode ser feito com o praticante deitado, fica a critério do instrutor. É possível realizar séries de 20 repetições.

6. Abdominal lateral isométrico

Pode ser feito com ou sem equipamento, pois é possível utilizar uma máquina da academia. Aqui, basta fazer movimentos de abdominal, mas puxando para uma das laterais do corpo, realizando a isometria. Isso será crucial para trabalhar a parte lateral do abdômen.

7. Postura do barco

Esse exercício pode ser realizado da seguinte maneira:

  • sentar-se no tapete com as pernas esticadas;
  • flexionar os joelhos;
  • levantar as pernas e esticá-las para a frente;
  • contrair o quadríceps;
  • inclinar um pouco o tronco para trás;
  • com as pernas esticadas, tirar as mãos e as pernas do chão;
  • esticar os braços para a frente.

Assim, a pessoa estará pronta, na posição de postura do barco. Ela deverá se manter nela por uns 60 segundos, descansar e repetir o movimento, até terminar as séries.

Como tais exercícios podem ser incluídos no treino?

Incluir exercícios aeróbicos, de mobilidade e de fortalecimento nos treinos é ideal para melhorar a silhueta e, inclusive, a postura do aluno. Tudo isso deverá ser analisado e verificado por um professor especializado. Dessa forma, a pessoa será orientada a realizar os movimentos de maneira correta.

Então, agora que você já teve acesso a muitos exercícios para afinar a cintura, se esse é o seu objetivo, converse com o seu personal. Ele é a pessoa indicada para decidir se você pode incluir em sua rotina de atividades físicas alguns desses movimentos. Assim, você agirá de forma responsável e terá grandes chances de obter o sucesso almejado.

Gostou dessas dicas? Siga nossa página no Instagram e tenha acesso a todas as nossas publicações!

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link