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Descubra como manter o equilíbrio entre treino e descanso nas atividades físicas

treino e desanso

Treino e descanso são duas palavras que devem andar juntas para quem quer ter um bom resultado fazendo atividades físicas. Muitas pessoas se esquecem do momento de relaxamento e não entendem porque não chegam ao objetivo.

Com um equilíbrio entre essas duas variáveis é possível alcançar uma boa forma física. No entanto, é preciso prestar atenção a alguns detalhes, para que o descanso turbine o seu treino.

Neste texto explicaremos como o descanso ajudará o seu treino. Confira!

Qual é a importância do descanso entre os treinos?

Muitas pessoas entram na academia desesperadas para conquistar um corpo perfeito em pouco tempo e acabam exagerando nos treinos. No entanto, quem quer ter bons resultados precisa de tempo e dedicação, além de um bom descanso.

O relaxamento também faz parte do treino. É depois da academia que o músculo se desenvolve, ajudando na definição e hipertrofia, já que o seu corpo terá tempo de se recuperar para o próximo dia de atividade física.

Quando “moramos” na academia, o nosso corpo tem uma série de reações que podem ser ruins, como a perda de massa muscular e a lesão por esforço repetitivo. Assim, você fica cada vez mais distante de conseguir atingir seus resultados.

O que fazer para conseguir ter equilíbrio entre treino e descanso?

Viver 24 horas com o cérebro ligado não faz bem para ele, não é mesmo? Devemos utilizar a mesma lógica com os nossos músculos. Você não terá um bom resultado se malhar determinado músculo sem parar. É preciso procurar ajuda de um bom profissional que o oriente.

Existem algumas dicas que ajudarão você a conquistar o equilíbrio entre descanso e treino, para alcançar os seus objetivos progressivamente. Vamos falar sobre algumas delas a seguir.

Durma bem

Ter uma boa noite de sono é fundamental em vários aspectos da nossa vida, por isso, não seria diferente em relação aos treinos. Uma noite bem-dormida ajuda na recuperação do músculo que foi trabalhado, levando a seu desenvolvimento.

O seu sono tem impacto direto em seus resultados e muitas pessoas ignoram esse fator por pensar que o treino é o único elemento que influencia no objetivo. Precisamos lembrar que depois dele, o nosso corpo continua trabalhando para fazer tudo funcionar da melhor forma para o nosso desenvolvimento.

Tenha cuidado com o overtraining

Muitas pessoas se enganam ao achar que quanto mais malharem, melhores serão os resultados. Isso é uma crença comum equivocada. Se você pensa dessa forma procure um profissional da área que possa o orientar. Ele será capaz de adaptar seus treinos e descansos para um melhor resultado.

Além disso, o overtraining pode levar a uma lesão, impedindo que você consiga treinar até se recuperar. E ficar muito tempo sem treinar não é o que você quer para atingir seus resultados, não é mesmo?

Relaxe a mente

Sempre que se sentir desgastado, seja pelo trabalho ou por estudos, procure tirar um tempo para cuidar de si mesmo. A atividade física é uma ótima maneira de descansar a mente, ao mesmo tempo que você exercita o corpo. Opte por fazer algo que você goste e que seja motivador.

Descanse mais se o seu treino for muito intenso

Quanto mais intenso for o seu treino, maior deverá ser o tempo de descanso do grupo muscular trabalhado. O contrário também deve ser seguido: depois de um treino mais leve, menor deverá ser o descanso.

Seguir essa regra é bom para você conhecer os limites do seu corpo, evitando se machucar. Saiba identificar as suas limitações, para chegar aos seus objetivos o quanto antes.

Não treine se estiver com dores

Muitas vezes insistimos em fazer uma atividade física mesmo sentindo dores, por se tratar de uma dor “fraca”. Isso pode ser muito perigoso para nosso corpo. Precisamos escutar ele, caso contrário, você terá uma lesão e não poderá treinar por um bom tempo.

Se você sentir qualquer tipo de dor o ideal é procurar a ajuda de um profissional e verificar se você está fazendo os movimentos de forma correta. Se estiver tudo certo, procure um médico para saber como curar do incômodo, evitando maiores preocupações.

Existe a dor muscular que sentimos quando trabalhamos uma área, que não deve ser motivo de atenção, já que é comum. Ela é boa, já que mostra que os exercícios que você está fazendo estão dando resultados.

Respeite o seu estado de saúde

Assim como treinar com dores é perigoso, ir à academia com uma gripe, é arriscado. Ficou doente? Espere o seu corpo se recuperar 100% antes de voltar às atividades mais pesadas. Dessa forma, você permite que ele continue trabalhando para se curar e ser capaz de voltar à rotina.

Na dúvida consulte um médico para saber se você pode voltar a frequentar a academia. Ele saberá orientar quantos dias esperar e o que você deve fazer para melhorar mais rápido.

Cumpra a orientação profissional

Se você frequenta uma academia, mas não segue o que o profissional passou, provavelmente irá se machucar ou não alcançará o seu objetivo. Por isso, preste atenção às explicações e não faça mais do que o sugerido.

O educador físico estudou durante anos para ser capaz de ajudar outras pessoas a conquistarem o corpo que querem, dentro do que é possível. Por isso, é preciso ter confiança e não desistir, já que os resultados não vêm tão rápido.

Seguir essas dicas é fundamental se você quer evitar alguns problemas relacionados ao treino. O nosso corpo é uma máquina complexa e que precisa de determinados cuidados para funcionar da melhor forma.

Conseguir cumprir o equilíbrio entre treino e descanso é fundamental para atingirmos os resultados e evitarmos algumas dores de cabeças, como as lesões. Por isso, não deixe de se cuidar para conseguir atingir os seus objetivos. O resultado é a construção de tudo que fizemos durante o caminho.

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