Músculo do tchau: 5 principais exercícios para fortalecer

músculo do tchau

Músculo do tchau: 5 principais exercícios para fortalecer

Músculo do tchau é a preocupação para muitas pessoas que iniciam sua vida de treinos. Isso porque a tonificação e definição dos músculos dos braços têm prioridade para evitar a flacidez, que se torna mais evidente ao acenar para alguém. Fortalecer esse local, tão visível nos movimentos cotidianos, pode ser facilitado com os exercícios certos.

Com o avanço da idade, as reservas de colágeno do corpo diminuem. O resultado é uma pele mais mole. Isso pode se tornar visível em pessoas que não estimularam a rigidez muscular. Inclusive, há quem se submeta a operações para reverter a flacidez nos músculos do braço. No entanto, com prevenção, disciplina e cuidado, os músculos permanecem firmes.

Quer realmente começar a solucionar esse incômodo do músculo do tchau? Após a leitura deste texto, você terá material suficiente para isso. Assim, poderá anotar o repertório de cinco tipos de exercícios para fortalecer o tríceps e o modo correto de execução.

Boa leitura!

1. Tríceps no banco

Exercício completo para o tríceps, o movimento pode integrar diferentes tipos de treino, do iniciante, passando pelo moderado até o avançado. O exercício promove o estímulo de todas as regiões do músculo — cabeça, peitoral e cabeça anterior do tríceps. De fácil execução, o tríceps no banco possui variações com a adição de pesos e alteração da quantidade de repetições.

Para fazê-lo, basta utilizar um banco, posicionado atrás das costas. O móvel deve ficar perpendicular ao corpo, enquanto você apoia as mãos na borda e os braços fazem um ângulo de 90º. Com as pernas formando também um ângulo de 90º, abaixe lentamente o seu corpo, diminuindo a angulação dos braços.

Lembre-se de manter a postura retilínea e os cotovelos próximos, além dos antebraços apontados, sempre, para baixo. O exercício também trabalha, de forma secundária, o peito, deltoide e antebraço. Há variações que trabalham de forma mais forte determinada região do tríceps. Em contato com o professor, você pode chegar a uma decisão. Por isso que esse exercício pode se manter ao longo da sua jornada de treinos.

2. Tríceps francês unilateral

Você é do time das pessoas que gostam de exercícios simples, mas que vão direto ao ponto? Então o tríceps francês unilateral pode ajudar nisso. Ele desenvolve a hipertrofia e o resultado é mais força e menos flacidez para a região.

Para a sua correta execução, segure o halter, com o peso que é possível — a dica é começar com um peso menor do que o que você conseguiria pegar para dar mais concentração na execução. Assim, estenda o braço na direção vertical, dobre o cotovelo e traga o peso para a parte de trás da cabeça.

O movimento é o de descida e subida. Deve ser feito de forma compassada para ativar a musculatura da região e não sobrecarregar as articulações. Geralmente, são passadas 10 repetições, com três séries e descanso de 60 segundos. No entanto, essa frequência é passível de alterações.

3. Flexão de braço

Exercício que não precisa de máquina, o que pode garantir a fluidez do seu treino, principalmente naqueles dias de academia lotada. A flexão de braço trabalha, de forma integral, o tríceps. Para fazê-la, basta manter a palma da mão próxima do peitoral e alinhada com o seu punho, ombros e cotovelo. Assim, você dobrará os cotovelos para aproximar o peito do chão, estendendo-os logo após.

Essa flexão está integrada nos treinos que priorizam a definição e tonificação rápidas do tríceps. Afinal, ela trabalha bem esse grupo muscular. Então, você já sabe o resultado: para muitas pessoas, um reencontro com a autoestima e a liberdade de mexer os braços.

4. Tríceps testa

Outro essencial coringa de exercício, o tríceps testa ajuda no combate à flacidez da região dos braços. A sua execução pode requerer um pouco de coordenação motora em um primeiro momento, mas é um desafio capaz de ser realizado por qualquer pessoa.

Para isso, pegue uma barra na academia e, deitado em um banco, segure com os cotovelos estendidos e as mãos na mesma linha dos ombros. Então, flexione os braços até o ângulo de 90º na altura da testa, mas muito cuidado para não abrir.

Mantenha firme a posição inicial dos braços e ombros. Faça repetições e preste atenção na contração máxima do músculo. Mantenha-se concentrado durante a execução para trabalhar bem o seu tríceps.

5. Extensão de tríceps com halter

Para isolar o tríceps, trabalhando da altura do cotovelo até a dorsal, resultando na correção de assimetria muscular. A extensão de tríceps com halter facilita, inclusive, reabilitações. Caso você tenha sofrido alguma lesão no pulso, esse é um dos exercícios inicias para voltar a treinar. Isso porque, ao fazer o exercício no banco reto e posição deitada, não haverá tensão nos pulsos.

Lembre-se que um treino completo de exercícios de tríceps é ideal para ajudar a produção de atividades cotidianas, como movimentos que requerem empurrar e puxar. Sabe quando você precisa empurrar o carrinho de compras, que, por ventura, esteja com uma criança? A força necessária vem do tríceps.

Para fazer a extensão de tríceps com halter você deve se deitar com a barriga para cima, no banco reto, apoiando o corpo no banco, excluindo as pernas. Dessa forma, com os joelhos dobrados e pés bem apoiados no chão, segure um halter em cada mão, com elas viradas uma para a outra.

Logo, estenda seus braços e levante o peso. Então, movimente os cotovelos para trás e, assim, leve os halteres em direção ao topo da cabeça. Finalize esticando os braços e volte à posição inicial. Repita os movimentos, fazendo séries de 8 a 14 repetições.

O músculo do tchau — o tríceps — é uma parte importante do corpo que deve ser fortalecida para prevenir a flacidez e preservar as articulações na região do cotovelo. Exercícios no banco, flexões de braço, apoio, testa, extensão com halter ou overhead são ótimos direcionamentos para alcançar a firmeza muscular.

Ficou estimulado a dar o primeiro passo em direção a uma vida mais saudável e confortável com o seu corpo? Podemos ajudar, caso queira, você nisso. Entre agora em contato conosco!

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link