Por que é importante que você faça Avaliação Física?

avaliação física

Por que é importante que você faça Avaliação Física?

Começar a praticar exercícios é algo que todas as pessoas deveriam fazer “para ontem”! E você? Decidiu que é hora de dar início a essa nova etapa da sua vida? Ficamos muito felizes em ouvir isso.

No entanto, fique de olho: antes de começar a se exercitar, recomendamos que você passe por um processo chamado de avaliação física. Ele vai ajudar bastante na determinação das melhores estratégias para que você alcance os seus objetivos.

E então, que tal saber mais sobre o assunto? Continue a leitura para tirar as suas dúvidas sobre a avaliação física e descobrir como ela é feita!

O que é a avaliação física?

A avaliação física é um importante processo na prescrição de exercícios físicos, sejam eles para saúde ou estética. Ela funciona como uma “consulta” que avalia seu estado de saúde e o relaciona com detalhes associados à prática esportiva.

Qual é a sua importância?

As avaliações físicas têm como objetivo:

  • avaliar o estado de saúde e o condicionamento físico;
  • diagnosticar possíveis alterações que podem impactar na escolha dos exercícios;
  • mensurar informações como peso, índice de gordura corporal e outros;
  • detectar detalhes sobre as aptidões físicas, biológicas, fisiológicas, doenças e saúde do praticante da atividade, entre outros.
  • identificar possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (pressão alta, tabagismo, hereditariedade, alteração no colesterol, alteração do açúcar no sangue e sedentarismo);
  • descobrir o VO2 máximo de cada pessoa;
  • avaliar as necessidades do indivíduo, seja para melhora do desempenho esportivo, aumento, redução de peso ou de percentual de gordura e muito mais.

Sendo assim, as avaliações ajudam as pessoas a terem um plano de exercícios personalizado não só aos seus objetivos, mas também às limitações e características individuais.

Por isso, há menos risco de lesões, machucados e até mesmo de treinos completamente ineficientes, que não vão trazer o resultado desejado por serem feitos de forma abrangente e não levando em consideração as características de cada pessoa.

Como a avaliação física é feita?

A avaliação física pode incluir uma variedade de testes e medidas, dependendo dos objetivos específicos e do contexto em que está sendo realizada. Alguns dos componentes comumente avaliados são:

  • porcentagem de gordura corporal em relação à massa magra;
  • força muscular.
  • capacidade aeróbica;
  • flexibilidade.
  • equilíbrio e coordenação, entre outros.

Tudo isso é feito a partir de análises físicas e do uso de ferramentas não-invasivas, como o adipômetro, que mede a quantidade de gordura em determinadas partes do corpo. Então, não se preocupe: não dói! Só vá preparado e use roupas curtas e confortáveis no dia da avaliação.

Além de tudo, é importante entender que o profissional de Educação Física vai fazer várias perguntas a fim de compreender melhor o seu histórico e estado atual de saúde. Se quiser, leve alguns exames e anote informações que julgar importante para não se esquecer.

Agora que você já sabe tudo sobre a avaliação física e conhece a importância dessa prática, chegou a hora de agendar a sua e começar a praticar exercícios com o pé direito! Mas se você já faz academia e ainda não fez uma avaliação, nunca é tarde para correr atrás disso, tudo bem?

E conta pra gente: você ficou com alguma dúvida? Faça as suas perguntas nos comentários abaixo e vamos responder todas elas!

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link