Confira 7 benefícios do ballet para adultos

Confira 7 benefícios do ballet para adultos

Nos dias de hoje, já é bem estabelecido pela ciência que não existe idade limite para a realização de exercícios, uma vez que eles trazem benefícios para qualquer pessoa. Obviamente, qualquer atividade deve ser feita com autorização médica e orientação de um profissional de educação física. Pensando nisso, separamos 7 benefícios do ballet para adultos.

Trata-se de uma das modalidades mais bonitas e procuradas nas academias, usualmente oferecida por aulas coletivas, realizadas em grupos mistos, por alunos que podem estar em estágios completamente diferentes de condicionamento e flexibilidade. Ficou interessado nos benefícios? Então, não deixe de continuar sua leitura!

1. Trabalha corpo e mente

Você anda muito estressado no dia a dia e tem uma rotina atribulada no trabalho? Então, você não pode deixar de saber que um dos maiores benefícios do ballet para adultos é sua capacidade de trabalhar corpo e mente ao mesmo tempo. É um diferencial bastante desejado na atualidade, que pode ajudar na conquista de mais qualidade de vida.

Por meio de sua combinação de movimentos e exercícios de expressão corporal, realizados seguindo o ritmo de uma agradável música, os alunos vão trabalhando as regiões do corpo com naturalidade, com boa demanda aeróbica e muita coordenação motora. Com isso, vão sendo desenvolvidas valências, como musicalidade, noção espacial e postura.

2. Auxilia na perda de peso

Embora o ballet não seja propriamente uma atividade física voltada para a perda de gordura, ele tem um resultado muito positivo para quem deseja manter uma composição corporal saudável. Como qualquer prática feita de forma programada e contínua, há um gasto calórico envolvido, que pode ser muito útil na perda de quilinhos indesejáveis.

Além disso, ao contrário do que dizem alguns achismos populares e mitos, pessoas que se encontram com obesidade podem perfeitamente entrar na modalidade, tendo os movimentos e exigências adaptadas à sua condição no momento. Também é possível complementar, fazendo a musculação ou outras opções de exercícios.

3. Melhora a capacidade de memória

Possivelmente, a melhora da capacidade de memória é um benefício do ballet que você não conhecia, mas que pode ser especialmente positivo para muitos adultos. Já é bem estabelecido que os exercícios ajudam bastante nos processos cognitivos, deixando o raciocínio mais rápido e reduzindo as chances de surgimento de doenças neurodegenerativas.

Como se isso não bastasse, a dança exige bastante concentração e um trabalho intenso de memorização dos passos, seja ela feita em estúdios ou academias de ginástica. Há uma combinação estratégica de séries de movimentos de expressão corporal, regidos em sincronia com o ritmo da canção, com coreografias mais básicas ou avançadas.

4. Aumenta a flexibilidade

Não dá para falar em benefícios do ballet para adultos sem citar o aumento da flexibilidade. Afinal, trata-se de um dos exercícios mais eficientes para isso, que é uma queixa bastante recorrente entre as pessoas com uma idade mais avançada ou que passam muitas horas por dia trabalhando na mesma posição, o que ocorre com médicos, advogados e muitos outros.

Naturalmente, o avançar dos anos já faz com que os nossos músculos percam algo de seu tônus e sua elasticidade, o que pode dificultar a realização até de atividades mais corriqueiras da rotina, como amarrar o tênis ou trocar de roupas. No entanto, realizando atividades programadas e dinâmicas, como a dança, é possível reverter o quadro, ganhando mais autonomia e liberdade de movimentos.

5. Melhora da postura

Outra questão que causa muitos incômodos e costuma atingir muitas pessoas com o passar dos anos são os problemas posturais. Aliás, por incrível que pareça, isso pode ocorrer até em indivíduos saudáveis e que praticam outras atividades, notadamente as que não contemplam as valências de flexibilidade e consciência corporal. No entanto, com o ballet, ocorre justamente o oposto.

As aulas e movimentos de dança farão com que as suas dores de coluna se tornem coisa do passado. Estar ereto e com a musculatura alinhada é uma exigência que será feita para os praticantes desde o começo, fazendo com que a “elegância” dos bailarinos seja, progressivamente, transportada para as outras horas e atividades do dia.

6. Melhora coordenação motora

Você é daqueles que não praticava muitas atividades físicas quando era mais novo, não conta com muita consciência corporal e nem trabalha a região do abdome em outras atividades? Então, é provável que você seja uma pessoa um pouco descoordenada. No entanto, isso não é problema, pois um dos benefícios do ballet para adultos é trazer uma maior coordenação motora.

Motivos para isso não faltam, e um deles reside exatamente na necessidade de ter muito equilíbrio e consciência corporal para realizar os movimentos de dança. O sedentarismo passa a ser coisa do passado e você terá um corpo definido e recuperará o tônus muscular em pouco tempo. Tudo isso com uma atividade prazerosa e na qual você sequer tem muita percepção de esforço.

7. Cria mais disciplina

Por fim, não poderíamos terminar nossa lista com os 7 benefícios do ballet para adultos sem citar que a modalidade é excelente na criação de mais disciplina em seus participantes. Isso ocorre porque a vida moderna pode nos tornar displicentes com várias atividades, mas dançar com qualidade exige muita dedicação, constância e responsabilidade com as aulas.

Definitivamente, você não deixará que aquela coreografia bonita acabe sendo incompleta ou saia errada por mera falta de vontade de persistir, não é verdade? Sua melhoria se dará pelo ganho de precisão, suavidade e disciplina para a execução correta dos movimentos, tudo isso com muita dança, música e diversão, além do máximo de prazer e bem-estar.

Como você pôde ver, o ballet para adultos é uma modalidade que traz muitos benefícios para a saúde física e mental dos seus praticantes. Não existe idade limite ou condicionamento ideal para começar. Apenas fale com o seu médico de confiança e conte com o acompanhamento de profissionais especializados nas suas aulas.

Gostou de conferir os 7 principais benefícios do ballet para adultos? Quer começar a praticar essa modalidade tão vantajosa para qualquer pessoa? Então, não perca mais tempo: entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores!

ebook terceira idade
,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.