O que é resistência muscular localizada e quais os treinos para o dia a dia?

resistência muscular localizada

O que é resistência muscular localizada e quais os treinos para o dia a dia?

Quando começamos a nos exercitar — ou, pelo menos, temos o desejo de iniciar o quanto antes —, é comum sairmos em busca de informações sobre o assunto. Você está fazendo isso, o que é ótimo! No entanto, não é incomum ficarmos, também, muito confusos com tudo o que estamos aprendendo.

Um dos conceitos que mais gera confusão é o de resistência muscular localizada. Afinal, o que é isso? Como esse termo se difere de outros, como a hipertrofia, a resistência generalizada, a força e por aí vai?

O objetivo do nosso bate-papo de hoje é trazer informações sobre o assunto, fazendo com que você finalmente entenda o que é a resistência muscular localizada, quais são os seus benefícios e como conquistá-la durante os seus treinos. Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas!

O que é a resistência muscular localizada?

Como o nome já indica, esse tipo de treino tem como foco fazer com que o músculo se torne mais resistente aos estímulos externos. Assim, ele também fica mais forte e, claro, com um condicionamento otimizado. 

A sua divisão é feita em dois tipos de exercícios: o anaeróbio e o aeróbio, que têm a ver com o nível de explosão muscular e a duração das atividades propostas. 

Lembrando que a resistência muscular não é, necessariamente, o mesmo que hipertrofia. Neste caso, o músculo não vai necessariamente aumentar de dimensão. Por isso, é fundamental que você saiba diferenciar bem esses conceitos.

Quais são os seus benefícios?

Os principais benefícios do treino de resistência muscular localizada estão na redução do cansaço muscular. Assim, pessoas que utilizam muito um determinado músculo para as suas atividades têm a performance melhorada.

Isso é válido tanto para atletas quanto para pessoas “comuns”. Gente que trabalha muito com um determinado grupo muscular, por exemplo, pode se beneficiar bastante com esse tipo de atividade.

Outra vantagem está na prevenção de lesão para essas pessoas, já que o músculo estará fortalecido e muito mais preparado para a repetição de movimentos exigida por aquela atividade.

Como conquistá-la durante os treinos?

O treino de resistência muscular localizada é montado a partir da implementação de sequências e repetições de movimentos, utilizando ou não ferramentas coadjuvantes como pesos, anilhas e outros.

Montar esse tipo de treino exige conhecimento e, por isso, é recomendado que você conte com o suporte de um educador físico para ajudá-lo nessa tarefa. Assim, ele poderá prescrever exercícios que combinam com as suas expectativas e, claro, vai ajudá-lo ao longo da execução das séries.

Por isso, procure uma academia que conte com profissionais qualificados e preparados para lidar com as suas demandas. A sua saúde agradece!

Como podemos ver, a resistência muscular localizada é um conceito muito importante para que você possa avançar em seus treinos e obter ótimos resultados. Em caso de dúvidas, conte sempre com a ajuda de um profissional para montar o treino ideal para as suas necessidades!

Ficou com alguma dúvida extra? Então, não deixe de escrevê-la logo abaixo, em nossa caixa de comentários. Estamos à disposição!

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