HIIT: Um ótimo treino se você realizá-lo da maneira correta

HIIT: Um ótimo treino se você realizá-lo da maneira correta

O HIIT, High Intensity Interval Training, ou treino intervalado de alta intensidade nada mais é que um treino caracterizado por sessões em que a intensidade é alta (90% do Vo2max, capacidade máxima que o corpo transporta oxigênio) intervaladas por sessões de repouso, que podem ser ativas ou passivas.

Este tipo de treinamento revelou-se muito eficaz no sentido de promover maior gasto calórico em sessões isoladas, além de produzir um efeito pós-treino (o gasto energético acontece mesmo após terminada a sessão) o que contribui para a redução do peso corporal e para alterações na composição corporal, somados à manutenção da força e do volume muscular. Outros benefícios desse treinamento são: a melhora da capacidade aeróbia e anaeróbia e do componente cardiovascular, a diminuição da resistência à insulina, o aumento da capacidade de metabolizar gordura, os quais contribuem positivamente para a saúde.

Além disso, o HIIT não possui a monotonia de um treinamento contínuo, conquistando assim mais e mais adeptos.

No entanto, esse tipo de treinamento não é recomendado para indivíduos com pouco ou nenhum condicionamento físico, já que, como o próprio nome diz, ele se caracteriza pela alta intensidade. Pessoas despreparadas podem ter lesões e/ou desconfortos físicos tais como “pernas pesadas ou travadas”, câimbras e até mesmo náuseas.

Outro ponto a ressaltar é que no HIIT é preciso uma correta orientação dos parâmetros de esforço (esforço / recuperação), para que os benefícios conseguidos com o treinamento sejam alcançados.

Por esses motivos, para se conseguir os resultados esperados com o HIIT, primeiramente é importante aprimorar o condicionamento físico a patamares em que se consiga realizar o treinamento sem correr riscos, você pode conseguir isso a partir de treinos de intensidade mais moderada (esse assunto já foi abordado em outro texto aqui no blog) podendo ser intervalados ou contínuos.

Em segundo lugar, é importante que o treino possua a intensidade adequada para ser considerado um HIIT, alta, caso contrário, você estará fazendo um treino intervalado qualquer, com intensidade menor.

Por isso é sempre importante salientar que você deve procurar um profissional capacitado para te orientar de forma adequada e te levar a resultados satisfatórios sem que haja riscos. Aqui na Oxigênio estamos mais do que preparados para isso!

Professor Augusto, Coordenador Técnico da Musculação da Oxigênio

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link