Correr ou caminhar: qual opção traz melhores resultados?

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Correr ou caminhar: qual opção traz melhores resultados?

correr ou caminhar

A prática de atividades físicas é extremamente benéfica e necessária para o corpo humano. Ela ajuda no controle de doenças crônicas, mentais, combate ao estresse e melhora a composição corporal, entre tantos outros benefícios. Alguns exercícios, como correr ou caminhar, não exigem nenhum equipamento ou local específico, por isso são excelentes opções para quem quer começar uma atividade e sair do sedentarismo.

Mas como escolher o ideal? Qual das duas modalidades é melhor? Para responder essas e outras dúvidas sobre o assunto, preparamos este texto. Aqui você vai conhecer os benefícios de cada um e saber como escolher o melhor para você. Confira.

Corrida: conheça mais sobre a modalidade

A corrida é considerada um esporte bastante democrático, pois demanda apenas um tênis e roupas adequadas à prática. Os benefícios que ela traz são aumento da capacidade cardiovascular, auxilia o emagrecimento, tonifica os membros inferiores, melhora o humor, combate o estresse, ansiedade e outras doenças, fortalece os ossos, entre outros.

Apesar de trazer tantos benefícios para o corpo e mente, é preciso tomar alguns cuidados também. Por ser um esporte de impacto, é preciso estar atento às articulações e coluna, para não causar uma sobrecarga e possível lesão. Para evitar isso, conte com a orientação de profissionais, que vão prescrever treinos adequados para você.

Caminhada: conheça mais sobre a modalidade

Assim como a corrida, a caminhada é extremamente democrática. Qualquer pessoa pode fazer, pois, andar é um movimento natural do corpo. Com um calçado adequado e roupas leves, você pode praticar em qualquer lugar, até mesmo no quarteirão da sua casa.

A prática regular ajuda a melhorar a circulação sanguínea, combate a osteoporose, melhora o condicionamento cardiovascular, auxilia no emagrecimento, aumenta a sensação de bem-estar, elimina e previne estresse, ansiedade e várias outras doenças.

Para aproveitar os benefícios, é preciso ficar atento à frequência semanal e intensidade do exercício. Não adianta fazer uma caminhada em um ritmo lento para seu padrão. Por exemplo, uma mulher saudável não deve fazer uma caminhada como se estivesse andando pelo shopping olhando as vitrines. O ideal é manter um ritmo mais acelerado, mas não a ponto de correr.

Entenda como escolher o melhor para você

Como você pode perceber, os benefícios da corrida e caminhada são bastante semelhantes. A principal diferença entre elas é a velocidade com que é feita. Para saber qual o melhor devemos observar alguns pontos:

  • nível de atividade física atual;
  • histórico de lesões e/ou doenças;
  • objetivo; e
  • gosto pessoal.

Uma pessoa sedentária, provavelmente, não vai conseguir correr por meia hora. Por isso, o ideal é que comece com uma caminhada e a medida que seu condicionamento físico melhora, evolua para a corrida. Alguém que já teve alguma lesão ou tem uma doença crônica, como hipertensão, também deve ficar atento. Comece com a caminhada e aumente a velocidade ou distância de acordo com seus limites.

O objetivo é um dos pontos mais importantes. Para o emagrecimento, por exemplo, a corrida queima mais calorias por minuto que a caminhada. Por isso, entre fazer 30 minutos de uma ou de outra, correr será mais eficiente. Isso significa que para uma caminhada gastar a mesma quantidade de calorias que a corrida é necessário mais tempo de exercício.

Por fim, o gosto pessoal. A atividade física deve ser prazerosa. Experimente as duas modalidades e veja com qual delas você se identifica mais.

Agora você já sabe como escolher o melhor para você. Entre correr ou caminhar, analise seu estado atual, objetivos, tempo disponível e preferência pessoal. Você também pode mesclar as duas modalidades no treino. Para ter os melhores resultados, procure um Profissional de Educação Física para planejar seus treinos de modo mais eficiente.

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