Você sabe como funciona o treinamento funcional? Muitas pessoas falam sobre esse tipo de treino há algum tempo. Ele se tornou uma febre entre academias e profissionais da área da educação física e isso não é por acaso.
Esse método visa aprimorar a qualidade dos movimentos naturais do nosso corpo e inclui exercícios aeróbicos e de força de maneira combinada. Eles se trabalham bem entre si e a ideia é conseguir melhorar o condicionamento físico enquanto a composição corporal também é afetada positivamente.
Quando o profissional consegue prescrever uma boa série, o aluno consegue ganhar força, queimar gordura e ter maior capacidade cardiovascular. Todos esses marcadores são importantes para saúde e estética e sem dúvidas os resultados falam por si.
Nesta postagem, falaremos mais sobre o tema, falando como são as sessões de treino, quais são as principais indicações e vantagens do treino funcional. Gostou da ideia? Continue sua leitura!
Como é uma sessão de treinamento funcional?
O treinamento funcional tem uma duração similar a um treino de academia. Dificilmente uma sessão passará dos 60 minutos. Durante todo o treino, o aluno fará vários circuitos que podem variar entre exercícios com o peso do próprio corpo ou com equipamentos básicos, como bolas medicinais, barras, anilhas, halteres e demais itens.
Os exercícios são planejados e pensados para manter e melhorar a performance do nosso corpo e a maioria deles são multiarticulares, dificilmente há algum movimento para uma musculatura isolada.
A ideia é melhorar nosso condicionamento de maneira integral, onde nossa capacidade cardiovascular, nossa resistência e nossa força vão aumentando com o tempo. A ênfase em movimentos “naturais” também ajuda a manter e aprimorar a saúde das nossas articulações, assim como nosso bem-estar como um todo.
Para quem é indicado?
Absolutamente todas as pessoas podem ingressar no treinamento funcional. Não há restrições. Inclusive, esse método pode ser bem utilizado para ajudar na recuperação de lesões de diferentes naturezas.
Obviamente, o aluno deve passar por uma análise do profissional de educação física para conseguir ter um treino personalizado e adaptado para suas necessidades individuais. Vários fatores são levados em consideração e, tomando esses cuidados, não há qualquer problema.
O importante é informar esses problemas e, acima de tudo, contar com um profissional experiente e qualificado. Assim como qualquer outra modalidade ou tipo de treino, há o risco de lesão caso ele seja mal prescrito e aplicado.
Quais as vantagens desse tipo de treino?
Existem inúmeras vantagens que o treinamento funcional traz. Veja abaixo alguns dos principais motivos para optar por esse método:
- Treino mais dinâmico;
- Maior ênfase na queima de gordura;
- Melhor definição muscular;
- Melhora acentuada da capacidade cardiovascular;
- Aumento da força física;
- Melhor resistência muscular;
- Melhora na qualidade dos movimentos naturais do cotidiano;
- Melhora na postura;
- Fortalecimento de todas os músculos responsáveis pela estabilização do tronco.
Como você pode ver, a lista é enorme e cada uma dessas vantagens podem ser sentidas com poucas semanas de treino. Agora que você já sabe como funciona o treinamento funcional, porque não começar a praticá-lo? Conte com ajuda de bons profissionais e saia do sedentarismo!
Gostou do post? Entre em contato conosco e agende uma aula experimental — estamos disponíveis e ansiosos para ajudá-lo com seus objetivos!