O que é equilíbrio corporal e como pode ser desenvolvido?

equilíbrio corporal

O que é equilíbrio corporal e como pode ser desenvolvido?

É bem provável que você já tenha visto a imagem do yin-yang, certo? Ela é composta por duas estruturas, uma branca e outra preta, que se encaixam ao formarem um círculo. Essa é a ideia do equilíbrio a partir de forças opostas que se complementam. No entanto, este não é o único uso para essa palavra.

Equilíbrio corporal também é um conceito muito importante para o nosso dia a dia, inclusive para os praticantes de atividades físicas. E nem sempre é tão fácil desenvolvê-lo, por isso é importante conferir algumas dicas!

Pensando nisso, preparamos algumas orientações para que você possa trabalhar o seu equilíbrio corporal e conseguir, assim, melhores resultados para o seu corpo e sua mente durante os treinos. Vamos lá!

Por que é importante ter equilíbrio corporal?

O equilíbrio está presente em tudo o que fazemos, desde andar até correr, treinar, dirigir e qualquer outra atividade do dia a dia. Ou seja: é muito importante desenvolvê-lo para que possamos ficar mais seguros no cotidiano.

Por exemplo: uma pessoa que não tem o equilíbrio desenvolvido pode cair com mais facilidade, correndo o risco de desenvolver lesões sérias. O senso de desorientação também pode dificultar a execução de certos exercícios e, assim, fazer com que os seus resultados na academia não sejam como o esperado.

Como desenvolver o equilíbrio corporal?

Confira as dicas abaixo, excelentes para o desenvolvimento do equilíbrio estático (que temos quando estamos parados) e dinâmico (que ocorre durante o movimento). 

Treinos com haltere

Os treinos com halteres são um ótimo local para começar a desenvolver o seu equilíbrio. Tente, por exemplo, pegar um haltere em sua mão, afastar os dois pés na altura dos seus ombros e erguer a perna do mesmo lado por alguns segundos. Depois, repita o mesmo processo do outro lado, fazendo algumas séries de 5 repetições e aumentando o tempo progressivamente.

Atividades com saltos

Os saltos devem ser feitos com cuidado, sempre em superfícies estáveis e com os calçados adequados. Além disso, evite saltar de grandes alturas para não se machucar. A dica é pular em uma perna só e trabalhar a consciência corporal enquanto faz esses movimentos.

Atividades que trabalham com o peso do corpo

Exercícios que usam o próprio peso do seu corpo, como o agachamento simples ou o afundo, também são boas técnicas para trabalhar o equilíbrio. Comece com pouca amplitude, apenas sentindo o movimento e se familiarizando com ele.

Exercícios de mobilidade

Por fim, se alongar também é uma ótima forma de trabalhar o equilíbrio. Exercícios de mobilidade, como o yoga ou o pilates, têm o poder de trazer mais consciência corporal e ajudar você a se equilibrar com muito mais segurança em qualquer atividade extra que for fazer.

Como vimos, desenvolver o equilíbrio corporal é algo fundamental para o seu dia a dia, seja nos treinos ou não. Não perca tempo e comece a colocar as dicas em prática o quanto antes!

Além disso, aproveite para conferir outro post do blog da Oxigênio Academia e descubra a importância do descanso em seus treinos. Boa leitura!

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link