Gerenciamento de tempo: 6 dicas para realizá-lo de maneira eficiente

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Gerenciamento de tempo: 6 dicas para realizá-lo de maneira eficiente

Uma das frases mais utilizadas nos últimos tempos é “não tenho tempo”. A sensação é que o tempo está passando cada vez mais rápido e que faltam horas no dia para conseguir realizar todas as tarefas necessárias. Você também se sente assim? O que pode ajudar a amenizar isso e fazer seu dia render mais é o gerenciamento de tempo.

Fazer uma gestão de tempo eficiente é a melhor maneira de conseguir realizar todas as suas atividades e tarefas e ainda ter um tempo para você aproveitar a vida.

Você tem dúvidas sobre como fazer ou não faz a menor ideia de como conciliar todos os seus compromissos? Neste texto vamos resolver seu problema. Apresentaremos algumas dicas e estratégias que você pode usar no seu dia a dia para gerenciar sua agenda.

1. Identifique suas prioridades

No trabalho ou na faculdade, você vive “apagando fogo” ou consegue fazer as tarefas de acordo com a demanda e importância delas? O segredo para uma vida mais organizada é ter as prioridades bem definidas.

As tarefas podem ser categorizadas em urgentes e importantes, sendo que existem diferentes tipos de importância. Nem sempre uma tarefa urgente é a mais indispensável, mas aquela que está com o prazo mais apertado. Um dos grandes erros da organização do tempo é deixar essas tarefas urgentes e não-importantes ocuparem o espaço das essenciais.

Para evitar este erro, defina a prioridade de cada tarefa do seu dia. Dê preferência para fazer as mais importantes mais cedo, com a cabeça mais fresca. Além disso, ao completar a tarefa mais difícil e pesada do dia, você fica com a sensação de autorrealização e dever cumprido, motivando a continuar o trabalho.

2. Use e abuse da tecnologia

A tecnologia pode ser uma benção e uma maldição na gestão de tempo. Se por um lado somos tentados a rolar infinitamente pelo feed das redes sociais ou assistir séries e filmes por horas, perdendo nosso tempo precioso, por outro podemos usar a tecnologia ao nosso favor.

Uma das funções disponíveis nos smartphones mais novos é o controle de tempo de uso dos aplicativos. Você pode limitar o tempo que quer passar em cada app e o próprio telefone faz um bloqueio dele ao atingir o limite.

Outra opção é utilizar apps de gestão de tempo e tarefas. Existem inúmeras opções no mercado, tanto gratuitas como as pagas. Alguns dos mais usados e bem ranqueados nas lojas de aplicativos são o Todoist, AnyDo, Evernote, HabitBull, entre outros. Teste e veja qual deles se adapta melhor a você e sua rotina. Experimente e veja quais funcionalidades de cada um deles são essenciais para você.

3. Fuja das distrações

Sabe aquele vídeo fofinho de cachorro ou aquele minutinho para responder uma mensagem? Eles quebram a sua linha de raciocínio e fazem você perder tempo para resolver outras tarefas. No momento que você separou para estudar ou trabalhar fuja das distrações.

Essas pequenas pausas não programadas interferem na sua produtividade, pois rompem a sua linha de raciocínio. Isso dificulta o retorno à tarefa, pois você se perde onde estava e o que estava fazendo. Com isso, o tempo para cada afazer aumenta significativamente.

Deixe para ver os vídeos e responder mensagens nos seus intervalos. Assim, você consegue manter o foco no que está fazendo, otimizando seu tempo e melhorando sua produtividade.

4. Organize seu espaço

Nada de deixar papéis espalhados pela mesa e documentos misturados. Esse mau hábito, além de fazer com que você perca tempo procurando o que precisa, influencia na sua produtividade e ânimo. A bagunça causa sensação de mal-estar e pode alterar seu humor negativamente.

Por isso, organize sua casa e espaço de trabalho. Mantenha o espaço limpo, bem cuidado, com a manutenção em dia e, por que não, cheiroso. Uses caixas e pastas organizadoras para separar contas, contratos e outros documentos importantes. Junte os fios do computador, internet, telefone, impressora, entre outros. Etiquetas também são uma ótima pedida para manter as gavetas e armários em ordem.

Você precisa descobrir qual a melhor maneira de organizar, qual funciona melhor para você. Existem vários blogs e sites especializados neste tema. Aproveite o momento de organização e pratique o desapego. Jogue fora tudo o que você não usa mais.

5. Crie uma rotina

Muitas pessoas associam a rotina com algo ruim, pejorativo. A verdade é que ter uma rotina é uma excelente maneira de organizar o próprio tempo. Sabe aqueles momentos em que você fica pensando em que vai fazer? Na rotina, isso já está definido. Você sabe como será o dia, quais compromissos terá e consegue se organizar para ir a todos eles.

É claro que nem sempre a rotina funciona 100%, afinal existem os imprevistos. No caso de sair algo fora do seu plano, o importante é não se desesperar. A rotina é para facilitar sua vida, não dar dor de cabeça. De forma geral, ela funciona bem e facilita bastante a vida.

6. Seja flexível

A flexibilidade é importante para conseguir balancear todas as tarefas e compromissos do dia. Mesmo se planejando e definindo as prioridades do dia, podem ocorrer imprevistos. Quando alguma coisa sai do planejado, ter jogo de cintura será um excelente auxílio.

Por exemplo, se surge um imprevisto no trabalho e você precisa ficar até um pouco mais tarde. Isso pode atrapalhar seu treino na academia. Nesse ponto, ter uma academia que flexibilize o treino e consiga adaptá-lo a sua rotina é muito interessante. A Academia Oxigênio, por exemplo, oferece essa possibilidade.

Agora você já conhece as melhores dicas para fazer um gerenciamento de tempo eficiente. Comece implantando uma a uma e observe as mudanças que trazem para seu dia a dia. Você vai perceber que em poucos dias sua relação com a agenda, os compromissos serão cumpridos e a falta de tempo para a vida terá desaparecido.

Se você gostou deste conteúdo e aprendeu com nossas dicas sobre organização, compartilhe nas suas redes sociais. Dessa maneira, os seus amigos também poderão aprender sobre gerenciamento de tempo.

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