Afinal, realizar exercícios de cárdio antes ou depois do treino?

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Afinal, realizar exercícios de cárdio antes ou depois do treino?

cárdio antes ou depois do treino

A forma pela qual realizamos atividades físicas influencia não apenas nos resultados que obtemos, mas também na nossa qualidade de vida e até na adesão que temos ao plano de treinamento proposto. Pensando nisso, resolvemos preparar um conteúdo explicando se é mais adequado realizar exercícios de cárdio antes ou depois do treino de musculação.

Essa é uma das grandes dúvidas que boa parte das pessoas ainda tem, mas a verdade é que a resposta certa depende de uma melhor compreensão do tema, bem como dos objetivos do praticante, notadamente os relacionados ao ganho de massa ou peso de gordura. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue sua leitura!

Afinal, o que é treino cárdio?

Antes de mais nada, precisamos conceituar adequadamente o que são os exercícios de cárdio. Esse é um nome popular que foi dado para as famosas atividades de predominância aeróbica, ou seja, aquelas que precisam de oxigênio para a produção de energia, promovendo adaptações mais notáveis na melhora dos sistemas cardiovascular e respiratório.

Usualmente, são de baixa ou moderada intensidade, com longas durações. Os exemplos mais conhecidos são caminhadas, corridas, ciclismo, natação, pular corda, dança, entre outros. São muito bons para a saúde quando bem orientados e, por isso mesmo, costumam ser realizados junto a um programa de treinamento com pesos: a famosa musculação.

Quando fazer o cárdio depois do treino?

Definitivamente, o cárdio depois do treino pode ser o melhor caminho para pessoas cujo foco principal é o de ganhar massa muscular. São muitos os motivos para isso, mas o mais evidente deles é que, se você fizer um aeróbico muito intenso antes das suas séries, é muito provável que fique cansado e tenha que reduzir as cargas e/ou repetições.

Além disso, você começará sua ficha com os estoques de glicogênio no alto, o que costuma ser um bom incentivo para dar o seu melhor. Feito isso, você pode partir para a esteira ou bicicleta logo em seguida, mas vale lembrar que não são recomendados exageros, pois você não deseja catabolizar os seus músculos.

Quando fazer o cárdio antes do treino?

Se o seu principal objetivo ao realizar atividades físicas no momento está mais relacionado com a perda de gordura corporal, você pode considerar a opção de fazer o cárdio antes do treino. Como essa é a meta de boa parte das pessoas nos dias de hoje, vem sendo uma alternativa amplamente empregada em academias de ginástica por aí.

Além de desenvolver a parte cardiorrespiratória, o aeróbico realizado antes do treinamento com pesos ajuda no aquecimento e vai diminuir a reserva de energia que está em forma de glicogênio nos músculos. Com isso, o organismo vai utilizando ácidos graxos como fonte, o que fará com que você perca medidas de forma mais eficaz.

Como você pôde ver, para decidir se é melhor realizar exercícios de cárdio antes ou depois do treino, você precisa avaliar suas prioridades e objetivos.

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