Conheça 3 benefícios do mindfulness e adote já essa prática na sua rotina!

Exercícios cardiovasculares: 5 benefícios e cuidados na hora de treinar
25 de agosto de 2020
Mostrar Todos

Conheça 3 benefícios do mindfulness e adote já essa prática na sua rotina!

mindfulness

Os benefícios do mindfulness são capazes de transformar a vida de qualquer pessoa. O melhor de tudo é que para colher os resultados — como mais atenção, menos estresse e mais qualidade de vida — bastam apenas alguns minutos diários.

O mindfulness é uma antiga tradição proveniente do budismo. Em termos mais simples, é a atenção plena que é desenvolvida e conquistada por meio da meditação. Durante os tempos modernos, nos quais estamos sendo bombardeados com informações a cada momento, parar por breves minutos é uma necessidade frequente e que todos deveríamos respeitar. 

Apenas respirando, conseguimos nos manter presentes no momento e livres de preocupações que provavelmente pairam na nossa mente. Abaixo, falaremos sobre os 3 grandes benefícios do mindfulness. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe o post!

1. Aumenta a capacidade de concentração

Atualmente, praticamente todos nós sofremos com a capacidade de atenção reduzida. Isso acontece, em grande parte, pela dinâmica moderna, em que cada anúncio, conversa ou interrupção acontece de forma imediata e em um curtíssimo espaço de tempo.

Para combater o mal contemporâneo, não existe alternativa: é preciso permanecer atento e focado em uma única tarefa por um tempo razoavelmente longo. Apesar de parecer simples, isso é algo difícil de pôr em prática.

Praticar mindfulness é uma ótima maneira de trabalhar esse aspecto da nossa cognição. Para começar, é simples. Basta se sentar em um lugar silencioso, fechar os olhos e, em seguida, respirar profundamente.

De início, será muito difícil. Portanto, comece com apenas 5 minutos para conseguir colher os benefícios. É praticamente certo que logo na sua primeira sessão de meditação seu emocional mude, assim como sua qualidade de vida.

2. Maior controle das emoções

Outro problema atual é a falta de controle das emoções. Muitas pessoas passam o dia reagindo aos acontecimentos, em vez de tentarem refletir e desenvolver inteligência emocional. Parte disso ocorre por conta da demanda atual, que é cada vez maior, seja profissionalmente, seja na vida pessoal.

Também não podemos deixar de mencionar que o estresse e a ansiedade também ajudam a aumentar nossa reatividade aos acontecimentos do cotidiano, e tudo, no final, é uma receita para o desastre e para um ciclo que se retroalimenta.

A meditação também combate esse problema. Com a mente silenciosa e focada, nossa tendência é reagir com menos intensidade às adversidades, sejam elas quais forem. Esse é outro benefício do mindfulness que não pode deixar de ser mencionado.

3. Menos ansiedade durante o dia

Por fim, a prática constante da meditação pode ser considerada uma excelente atividade para combater a ansiedade, especialmente nos casos em que as pessoas não conseguem dormir ou apresentam um quadro crescente do problema.

Ao meditar, começamos a ter um controle, mesmo que parcial, sobre a frequência e velocidade dos nossos pensamentos. Por isso, é mais do que necessário que uma pessoa ansiosa trabalhe esse aspecto da sua saúde mental de forma ativa e regular.

Com a meditação, passamos a encontrar um lugar seguro e livre de distrações, dois fatores que ajudam a eliminar a repetição constante de pensamentos que costumam gerar respostas fisiológicas desagradáveis, como suor, tremedeira, falta de ar, entre outros.

Como você pôde observar, a meditação é uma prática milenar, comprovada pela ciência e que ultrapassa gerações. Qualquer pessoa pode iniciá-la, de maneira gratuita e sem nenhuma restrição — por isso, recomendamos que comece o quanto antes.

Vale mencionar que os benefícios do mindfulness são colhidos ao longo do tempo e eles se estendem para outros aspectos da sua vida pessoal. Entretanto, para dominar a meditação, é preciso uma vida de prática e de dedicação. Por fim, não se esqueça que ter uma alimentação balanceada e realizar exercícios físicos regularmente também são atividades essenciais para a manutenção da saúde, tanto do corpo quanto da mente.

Gostou do post sobre os benefícios do mindfulness? Assine nossa newsletter e tenha acesso a mais conteúdos como este em primeira mão!

treinar na academia ou treinar em casaPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *