Conheça os tipos de pisada e suas diferenças

tipos de pisada

Conheça os tipos de pisada e suas diferenças

O andar é um mecanismo muito importante e os pés são responsáveis pela sustentação do nosso corpo. Parte pequena do organismo, mas que desempenha papel fundamental para a locomoção das pessoas.

Por meio dos pés, a postura vertical é permitida. Por essa razão, pisar de maneira errada pode causar sérios problemas para a saúde. Dentre as dificuldades, podemos citar a falta de equilíbrio.

Existem alguns tipos de pisada e elas se diferenciam umas das outras, principalmente em relação ao peso do corpo, descarregado enquanto a pessoa caminha e se exercita. Pisar de maneira incorreta pode gerar compensações problemáticas para o nosso organismo. Neste post, abordaremos quais são os tipos de pisada existentes e explicar detalhes sobre elas.

Deseja saber quais são os tipos de pisada que existem segundo os profissionais de educação física? Continue a sua leitura!

Quais são os motivos pelos quais é importante entender qual dos tipos de pisada você tem e como isso influencia na sua rotina?

Os pés de uma pessoa não são iguais aos de outro indivíduo. Saiba que o formato deles é um fator que influencia no tipo de pisada. E saber qual é à sua maneira de pisar é importante para serem evitadas lesões e dores que influenciem negativamente em seu dia a dia.

Como esse membro do corpo humano é essencial, percebemos que os pés merecem ser cuidados. Pode-se dizer que o tipo de pisada pode ser alterado por alterações em algumas regiões, por exemplo:

  • coluna;
  • joelho;
  • quadril;
  • excesso de peso.

As alterações no movimento da caminhada, da prática de exercícios físicos ou na hora de correr pode ser um fator suficiente para provocar muitas dores. Entre as maiores complicações podemos citar:

  • dores no joelho;
  • tornozelo;
  • no arco plantar;
  • calcanhar.

Quais são os três tipos de pisada?

Você já deve ter visto nas lojas que vendem calçados alguma frase relacionada ao seu tipo de pisada.

Ou, algum atendente pode ter lhe perguntado sobre a situação, isso para que você possa adquirir o tênis apropriado para ir para a academia, caminhar ou jogar futebol. Como o tênis muda de acordo com o esporte a ser praticado, ele também muda devido ao tipo da pisada. Veja abaixo quais são as diferenças de cada uma delas!

Neutra

É a pisada na qual a parte externa do calcanhar atinge o solo inicialmente e o pé do indivíduo faz uma rotação bem leve para dentro. Tal giro é chamado de pronação, no qual o pé e o tornozelo seguem a linha vertical da perna. Dessa maneira, o impacto é melhor absorvido e os riscos de lesões diminuem.

Supinada

Normalmente pessoas com o pé cavo têm esse tipo de pisada. Nesse caso, elas usam a parte externa do pé para tocar o chão e precisam forçar mais os calcanhares.

Pronada

Na pronada, as pessoas tocam o chão primeiramente com o lado externo do calcanhar. Em seguida, o dedão toca o solo. Nela, o pé e o tornozelo se desalinham e isso gera uma menor eficiência e sobrecarga do quadril e joelho. Pode-se dizer que existe maior risco de lesão. E, a maioria das pessoas a conhecem como “pisada para dentro”.

Então, agora que você já sabe quais são os tipos de pisada, saiba que é importante descobrir qual é à sua maneira de andar, praticar exercícios ou correr. Isso pode ser analisado por um personal, por um médico ou por você, se prestar atenção na hora de pisar. Sabendo disso, você evitará riscos que podem prejudicar o seu bem-estar.

Gostou do nosso post? Deixe o seu comentário para sabermos o que você pensa sobre o assunto!

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link