Hatha Yoga: o que é e quais os benefícios da prática?

hatha yoga

Hatha Yoga: o que é e quais os benefícios da prática?

A Hatha Yoga é uma prática que surgiu há milhares de anos com o auxílio da percepção e do pensamento humano, a qual pode ser aplicada em diferentes culturas. Os termos podem ser definidos de diversas formas, conforme o entendimento dos profissionais que os utilizam, mas a verdade é que eles são a evolução de exercícios praticados no oriente.

No ocidente, a população entende que a prática de Hatha Yoga auxilia no equilíbrio do corpo e da mente. O termo Ha significa sol exotérico, enquanto a sílaba tha se refere à lua. Portanto, a ideia desse conceito é unir e equilibrar essas duas energias por meio da realização de um conjunto de posturas físicas e das técnicas de respiração.

Quer conhecer os benefícios de praticar Hatha Yoga e compreender as suas particularidades? Continue a leitura!  

O que é Hatha Yoga?

O significado literal de hatha é força. Sendo assim, Hatha Yoga é uma atividade vista como um meio para atingir certo estado mental com o auxílio do corpo. No sânscrito, essa palavra quer dizer teimoso, de modo que se trata de uma prática obstinada de yoga que elimina as interferências da mente e dos cinco sentidos.

A Hatha Yoga inclui a realização constante de diversas posições, como asana, dharana, pranayama e dhyana, para que o praticante alcance o estado sublime denominado de samadhi. Nesse estágio, deve ocorrer a libertação da ilusão do espaço, tempo e forma, com a purificação dos chakras do plexo solar e lunar de quem pratica esses exercícios.  

Qual é a origem da Hatha Yoga?

A origem da Hatha Yoga, que visa a união do corpo, mente e espírito, remonta há mais de 5.000 anos. Ela surgiu na Índia e no Nepal, como uma prática espiritual utilizada para aprofundar a meditação e obter autorrealização. A ideia era atingir uma compreensão da conexão no momento presente e da totalidade intrínseca dos seres humanos.

Patanjali é conhecido como o mestre codificador da Yoga e definiu a prática como uma forma de controlar as ondas do pensamento e da mente. Sendo assim, essas posições surgiram como um estilo de vida e filosofia que vai além de realizar atividades de meditação e respiração continuamente. Isso inclui a crença de que há energia positiva e negativa no corpo.

A prática foi desenvolvida para equilibrar essas duas energias, mas depois surgiram outros tipos mais passivos ou ativos. Consequentemente, tornou-se possível encaixar as técnicas de Hatha Yoga no cotidiano agitado e moderno da sociedade. Contudo, o conceito surgiu como algo mais completo e com uma visão muito diferente, mais voltada à renúncia às responsabilidades mundanas.  

Quais são as particularidades da Hatha Yoga?

As técnicas de Hatha Yoga têm muitas particularidades. A prática contém 10 preceitos éticos, cujo objetivo é levar as pessoas a estarem em paz consigo mesmas, com a família e com a comunidade. Os principais princípios que precisam ser incorporadas nas rotinas dos praticantes se referem à ética, moralidade, sabedoria, meditação e concentração. Observe abaixo algumas atividades interessantes.  

Asanas

Asanas são realizadas para que o praticante ganhe controle sobre o próprio corpo. São posturas físicas desenvolvidas para alinhar, equilibrar e fortalecer o organismo, de modo que seja mantido saudável e sirva para acalmar a mente. Elas ajudam a preparar o praticante para sentar e fazer uma meditação profunda, diferentemente do que ocorre em exercícios de alongamento.  

Mudra

A tradução da palavra mudra quer dizer atitude utilizada para manipular e estimular as energias sutis. Os gestos ou atitudes emocionais, psíquicas, estéticas e devocionais influenciam no fluxo de energia para ligar a força individual com as forças cósmicas ou universais. A atividade requer a remoção de bloqueios e a existência de uma consciência sutil.  

Bandha

Bandhas são posições efetuadas para estimular os centros de energia do corpo, controlar e bloquear a força vital, conforme a necessidade do praticante. Os bloqueios são necessários para obter controle e direcionar as energias para áreas do organismo que estão precisando de estímulo. A prática ajuda a selar a extremidade inferior e superior da coluna vertebral.  

Quais são os benefícios da Hatha Yoga?

A Hatha Yoga, no Brasil, é considerada um tipo de exercício que trabalha em conjunto a mente e o corpo, incluindo outros conceitos, como Tai Chi, Pilates, Qi Gong etc. Ela pode ser aplicada como uma medicina alternativa e complementar, que se tornou uma maneira eficaz de fazer com que as pessoas pratiquem exercícios. Confira as suas principais vantagens! 

Fortalecimento dos músculos

Um dos maiores benefícios de praticar Hatha Yoga é a redução do peso e o fortalecimento muscular. Os exercícios envolvem respiração lenta, profunda e consciente, capaz de elevar o suprimento de oxigênio nas células. Com isso, o metabolismo acelera, elimina gordura e diminui o índice de massa corporal. O corpo fica mais leve, saudável e forte.  

Melhora da postura

A prática de posturas físicas com a consciência da respiração ajuda a desenvolver o foco mental e amplia a conexão da mente com o corpo. Além de melhorar a postura do praticante, as atividades aumentam a capacidade pulmonar, e o ar comprometido é removido dos pulmões. Os níveis de oxigênio aumentam e os órgãos respiratórios funcionam corretamente.  

Mais alongamento

A oportunidade de melhorar o condicionamento físico atrai muitos brasileiros para a prática da Hatha Yoga. Os exercícios aumentam a flexibilidade muscular e promovem mais o alongamento dos tecidos, nervos e outras estruturas do organismo. Eles trazem disciplina mental, restauram o equilíbrio e melhoram a saúde em geral.  

Aprimoramento da concentração

A incorporação das técnicas de Hatha Yoga abre as portas para a obtenção de benefícios adicionais à saúde e produz experiências significativas. O treinamento com dhyana e dharana aprimora a capacidade de concentração e meditação. Essas técnicas treinam a mente para focar na respiração durante o asana ou nos movimentos sutis do corpo.  

Diminuição do estresse

Uma pessoa estressada tem a sua imunidade comprometida e não reage às infecções. A prática regular da Hatha Yoga fortalece e oferece condicionamento aeróbico leve a moderado, bem como diminui o estresse, dependendo do estilo praticado. Alguns métodos melhoram o sistema imunológico do corpo, para que ofereça resposta rápida quando for necessário.  

Redução da ansiedade

As práticas relacionadas à Hatha Yoga eliminam a ansiedade, que é comum na atualidade. Elas fornecem muitos efeitos benéficos para pessoas com condições de saúde precárias, inclusive em casos de doenças cardíacas, câncer, gestação, asma, insônia, infertilidade, artrite, síndrome do túnel do carpo, fibromialgia e dor crônica nas costas. 

Compreendeu o que é Hatha Yoga e quais os benefícios dessa prática? Saiba que a Academia Oxigênio oferece essa e outras modalidades de treinamentos para garantir o perfeito equilíbrio entre a mente e o corpo físico. Essa parceira tem espaços para integrar exercícios funcionais com musculação, prática de esportes e alternativas para o emagrecimento. 

Gostaria de obter mais informações sobre a Oxigênio? Fale com a nossa equipe de atendimento e obtenha mais detalhes!

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link